Osiba Kangamuke - Vamos Lá, Criançada

Osiba Kangamuke - Let’s Go, Children
Brasil, 2016, 19'
Haja Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro, Veronica Monachini

As crianças da aldeia Aiha Kalapalo, do Parque Indígena do Alto Xingu (MT), são as protagonistas desse filme e nos mostram alguns aspectos de sua rotina, cultura e íntima relação com a natureza. Da escola, onde aprendem o português, até os rituais e a luta ikindene, os pequenos Kalapalo demonstram suas tradições com sutileza peculiar.

Programa Ecofalante Universidades

Direção

Haja Kalapalo
Tawana Kalapalo
Thomaz Pedro
Veronica Monachini

Produção

Haja Kalapalo

Roteiro

Veronica Monachini

Fotografia

Tawana Kalapalo

Edição

Thomaz Pedro

Assista ao trailer

  • TER 09/08/2022 10:00 Casa de Cultura de Guaianases
  • TER 09/08/2022 14:00 Casa de Cultura de Guaianases
  • QUI 11/08/2022 14:00 Centro Cultural Penha
  • QUA 17/08/2022 08:30 UNIMEP

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Cidades e Comunidades Sustentáveis