O Cineasta da Selva

The Filmmaker of the Amazon
Brasil, 1997, 87'
Aurélio Michiles

A vida de Silvino Santos (1886-1970), português que se apaixonou pelo Rio Amazonas. Aos treze anos, Silvino cruza o Atlântico na passagem do século em busca daquela Amazônia fantástica imaginada pelos europeus. Em 1913, realiza seu primeiro documentário de longa-metragem. Ele viveria sua aventura contracenando com grandes personalidades, testemunhando acontecimentos marcantes, do fausto à queda do monopólio da borracha. Filmando essa Amazônia do início do século, ele se torna um mito da selva e um dos pioneiros do cinema no Brasil.

Clássicos e Premiados

Direção

Aurélio Michiles

Produção

Patrick Leblanc
Zita Carvalhosa

Roteiro

Júlio Rodrigues
Aurélio Michiles

Fotografia

Felipe Daviña

Edição

Roberto Moreira

Elenco

José de Abreu
Denise Fraga

Thumbnail
Clique para tocar Aperte para assistir

Assista ao trailer

  • SAT 26/09/2020 00:00 Clássicos e Premiados (Sessão digital disponível por 24 horas)
  • SUN 27/09/2020 00:00 Clássicos e Premiados (Sessão digital disponível por 24 horas)
  • MON 28/09/2020 00:00 Clássicos e Premiados (Sessão digital disponível por 24 horas)

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Vida Terrestre