Curupira e a Máquina do Destino

Curupira and the Machine of Destiny
Brasil, 2021, 25'
Janaina Wagner

Filmado no Amazonas, em fevereiro de 2021, na Transamazônica BR-230, na Estrada Fantasma BR-319 e na cidade real de Realidade, Curupira e a Máquina do Destino documenta o encontro entre a criatura curupira e o fantasma encarnado de Iracema, personagem fictícia do filme Iracema - Uma Transa Amazônica (1974, Jorge Bodanzky e Orlando Senna). Na fratura do tempo, como cicatriz que corta a terra, existe no Amazonas uma estrada em linha reta chamada Estrada Fantasma. Aberta feito ferida durante a ditadura civil-militar que enredou o Brasil nos brados da ordem e do progresso, o vergalhão de asfalto que vara o país foi construído, destruído e se afoga agora em um processo de reconstrução. Ruína morna de um futuro viciado.

Competição Latino-Americana - Competição Curta-Metragem

Direção

Janaina Wagner

Produção

Janaina Wagner

Roteiro

Janaina Wagner

Fotografia

Carine Wallauer

Edição

Janaina Wagner e Yuyan Wang

Elenco

Vitória Pereira é Iracema Fantasma

Assista ao trailer

  • SEX 12/08/2022 19:30 Circuito Spcine CCSP - Lima Barreto - ver no mapa
  • QUA 24/08/2022 16:30 Cine Santa Tereza

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Indústria, Inovação e Infraestrutura

Vida Terrestre

Paz, Justiça e Instituições Eficazes