Adeus, Capitão

Farewell, Captain
Brasil, 2022, 175'
Vincent Carelli e Tita

O “Capitão” Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião, conta para suas netas a sua história. Das guerras de “índio bravo” ao contato com o “homem branco”, da hecatombe do contágio ao fim do mundo Gavião, Krohokrenhum conduz um movimento de reconstrução da memória de seu povo – acompanhado pela câmera de Vincent Carelli desde as primeiras VHS. Finalizado após a partida do Capitão, o filme é a devolução póstuma destes registros. Krohokrenhum deixa sua sombra e conduz, em canto solo, as novas gerações.

Principais Festivais e Prêmios

É tudo Verdade - Brasil
FICA/Goiás - Brasil
Sheffielddoc - Reino Unido
CineOP - Brasil

Sessões Especiais

Direção

Vincent Carelli e Tita

Produção

Olívia Sabino
Nara Aragão

Roteiro

Vincent Carelli e Tita

Fotografia

Ernesto de Carvalho
Tiago Torres
Vincent Carelli

Edição

Tita

Assista ao trailer

  • DOM 14/08/2022 18:00 Circuito Spcine CCSP - Lima Barreto - ver no mapa
  • DOM 21/08/2022 18:00 Cine Santa Tereza
  • QUA 31/08/2022 19:00 Cine Bancários
  • DOM 04/09/2022 18:30 Cinemateca do Capitólio

Filmes relacionados

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que temos nesse filme?

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030. Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima.

A Ecofalante acredita que os filmes de sua plataforma são um grande estímulo para introduzir, debater e levar à ação acerca de temas relacionados aos ODSs.

Cidades e Comunidades Sustentáveis