Especial Semana do Meio Ambiente

Webinário: O papel do cinema na comunicação das questões socioambientais

Em parceria com a Spcine, a Ecofalante organiza um webinário que reúne 6 cineastas brasileiros que pensam e filmam o Brasil em sua dimensão social e ambiental.

Na sexta-feira, 5 de junho, às 15h00, nossos convidados falarão de suas trajetórias e de como veem “O papel do cinema na comunicação das questões socioambientais”.

O evento ao vivo será mediado pela jornalista Flávia Guerra.

Para participar do chat via zoom, se inscreva aqui. É gratuito!

Siga as redes sociais da Mostra Ecofalante para acessar o debate ao vivo.


Já é possível ativar o lembrete do webinário aqui (Facebook) e aqui (YouTube).

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Jorge Bodanzky (Debatedor)

Jorge Bodanzky é cineasta e fotógrafo. Estudou arquitetura na UNB e cinema na Alemanha nos anos 1960. Dirigiu clássicos como Iracema, Uma Transa Amazônica (1974), Jari (1979) e O Terceiro Milênio (1980). Também atuou como diretor de fotografia em Hitler, IIIº Mundo (José Agrippino de Paula, 1968) e O Profeta da Fome (Maurice Capovilla, 1969), entre outros. Trabalhos recentes, a série exclusiva HBO Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado, Ruivaldo, O Homem Que Salvou a Terra, e Utopia Distopia. Atualmente, assina uma coluna em vídeo para a revista Zum do Instituto Moreira Salles e na revista amazonialatitude.com da Florida State University.

Vincent Carelli (Debatedor)

Cineasta e indigenista, fundou, em 1986, o Vídeo nas Aldeias: projeto que apoia as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais por meio de recursos audiovisuais.

Estêvão Ciavatta (Debatedor)

Diretor, roteirista e produtor de cinema e TV. É sócio-fundador da Pindorama Filmes. Formado em 1993 no Curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense – RJ, tem em seu currículo a direção de algumas centenas de programas para a televisão, como os premiados “Brasil Legal”, “Central da Periferia” e “Um Pé de Quê?”, além dos filmes “Nelson Sargento no Morro da Mangueira” e “Amazônia Sociedade Anônima”.

Flavia Guerra (Mediadora)

É documentarista e jornalista. Editora do TelaTela (@telatelablog), especializado em cinema e TV; apresenta o podcast “Plano Geral”, com Thiago Stivaletti; é colunista de cinema da @radiobandnewsfm e tem vasta experiência na cobertura de grandes festivais de cinema.

Fernando Meirelles (Debatedor)

Cineasta, produtor e diretor brasileiro, Fernando Meirelles tornou-se internacionalmente conhecido após ser indicado ao Oscar de melhor diretor com Cidade de Deus. Dirigiu ainda O jardineiro fiel  e Ensaio sobre a cegueira, adaptação homônima do romance de José Saramago. Seu ativismo socioambiental o levou a produzir uma série de filmes como Xingu, A Lei da Água, e mais recentemente, A grande muralha verde.

Estela Renner (Debatedora)

Diretora, roteirista e co-fundadora da Maria Farinha Filmes, Estela Renner morou durante sete anos nos Estados Unidos, onde fez Mestrado em Motion Pictures. De volta ao Brasil, trabalhou escrevendo e dirigindo sitcoms e passou a se dedicar à promoção de causas sociais e ambientais por meio de obras audiovisuais. Estela escreveu e dirigiu documentários como Muito Além do Peso, Criança: a Alma do Negócio e O Começo da Vida. Co-criou a série Jovens Inventores, exibida no ‘Caldeirão do Huck’, e é autora e diretora geral de Aruanas, uma co-produção da Maria Farinha com a Rede Globo, que atualmente está sendo exibida na emissora. 

Patrícia Ferreira (Debatedora)

Patricía Ferreira Pará Yxapy nasceu na aldeia Kunha Piru, em Misiones, na fronteira Argentina-Brasil. Aos 13 anos, se mudou para Salto do Jacuí, no Brasil. Desde 2000, vive em Koenju. A experiência da oficina do Vídeo nas Aldeias em 2007 a levou a co-fundar o Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema, que se dedica a produzir vídeos e arte visual, sempre ancorado na cultura guarani. Em 2014 e 2015, trabalhou em parceria com cineastas indígenas inuit em uma residência artística no Canadá.