Trabalho

Economia do Cuidado: Violência, Precarização e Gênero

Este ano, a seleção da programação temática de Trabalho traz relatos das beiradas do mundo laboral: economia paralela, trabalho migrante, trabalho na base da pirâmide social. O papel da mulher no mercado do trabalho emerge em alguns dos títulos.

Este debate foi organizado em parceria com a ABET (Associação Brasileira de Estudos do Trabalho).

No longa indonésio Cuidadoras a Caminho, que revela os meandros de um centro de treinamento de futuras cuidadoras, discute-se a economia do cuidado, uma função primordialmente feminina no mundo inteiro e fundamental para os países mais ricos.

O longa-metragem será disponibilizado na própria página do filme (link acima), no site da Ecofalante, a partir das 15h00 de quinta-feira, 12 de agosto, até as 15h00 de domingo, 15 de agosto

O acesso gratuito será liberado em dois períodos (o primeiro, anunciado acima, e num segundo momento, das 15h00 de segunda-feira, 30 de agosto até as 15h00 de quarta-feira, 1 de setembro). O botão ASSISTIR AO FILME surgirá na página do filme quando estiver disponível.

Para saber mais sobre a programação, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e baixe o folder interativo aqui.


SOBRE O DEBATE:

No sábado, 14 de agosto, às 18h00, nossas convidadas debatem sobre o tema “Economia do Cuidado: Violência, Precarização e Gênero”.

 Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (canal YouTube da Mostra Ecofalante).

Para a discussão, contaremos com as seguintes convidadas:

Ester Martins (Debatedora)

Graduada em Direito (PUC-Campinas) e em Ciências Sociais (UNICAMP). Mestra em Sociologia (UNICAMP). Doutoranda em Sociologia (USP), com pesquisas sobre trabalho de cuidados, emprego doméstico e migração internacional de mulheres.

Ligia Kiss (Debatedora)

Graduada em Ciências Sociais pela USP e em antropologia pela Université Lille (França), é doutora e mestre em Medicina Preventiva pela USP. Atualmente é professora associada do Institute for Global Health da University College London e tem uma posição honorária como Professora Associada na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Os principais temas de sua pesquisa são violência, tráfico humano e saúde mental. Seu trabalho abrange Brasil, África, Ásia, Europa e Oceania.

Regiane Oliveira (Mediadora)

Regiane Oliveira, jornalista e historiadora. Desde 2001, atua na cobertura de economia e negócios em veículos como Gazeta Mercantil e Brasil Econômico, além de produzir reportagens para Rolling Stones, Fórum e Valor Econômico. Em 2014, foi contemplada com a bolsa de estudos Erasmus Mundus, com a qual cursou mestrado em direitos humanos na Suécia, Noruega e Inglaterra. Atualmente, trabalha no portal de notícias El País Brasil.

Veronica Ferreira (Debatedora)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Mestra em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2017). Atualmente é pesquisadora no SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia. Tem experiência na área de pesquisa e educação sobre mulheres, trabalho, seguridade social e violência.