Saúde: como comunicar em tempos de crise sanitária e fake news?
Um tema que não podemos deixar de fora na Mostra Ecofalante - Especial na Semana do Meio Ambiente, é o tema da saúde. Mais precisamente, o papel da comunicação em uma das mais graves crises sanitárias dos últimos tempos, em um dos países mais desiguais do mundo.
“Ebola: Sobreviventes” (Survivors, EUA, Arthur Pratt, 2018, 83’) retrata a epidemia de ebola que acometeu Serra Leoa, em 2014-2015. Filmado por um coletivo de cineastas do país africano, o documentário revela cenas impressionantes de descaso, abandono, fake news e atos singelos de coragem que nos remetem a uma história nem tão distante daquela que estamos vivendo hoje aqui.
O filme será disponibilizado na plataforma Videocamp a partir das 17h00 da quinta-feira, 4 de junho até o encerramento da Mostra, às 23h59 da terça-feira, 9 de junho. O acesso gratuito se dá a partir do cadastro na plataforma online (para se cadastrar, clicar aqui).
Na segunda-feira 8 de junho, às 19h00, nossos convidados debatem sobre o tema “Saúde: como comunicar em tempos de crise sanitária e fake news?”. O debate ao vivo será mediado pela jornalista Mariluce Moura.
Siga as redes sociais da Mostra Ecofalante para acessar o debate ao vivo. Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (Facebook) e aqui (YouTube).
Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
É jornalista, mestre e doutora em comunicação pela UFRJ. Em 1999, criou e foi diretora de uma das maiores revistas especializadas em divulgação de ciência no Brasil: a Pesquisa Fapesp. É a criadora e coordenadora do projeto Ciência na rua (www.ciencianarua.net).
Médico sanitarista, é coordenador do Programa Xingu e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
É pesquisadora e jornalista de ciência, com ampla experiência em
comunicação nas áreas de ciência, tecnologia e ensino superior.
Cientista de formação (biomédica com mestrado em farmacologia),
especializou-se em jornalismo científico, área em que atua há 12 anos. Atualmente, faz doutorado em política científica e tecnológica no
DPCT-IGE-Unicamp. É sócia-fundadora da consultoria DATA14 e coordenadora
da Agência BORI.
Co-fundadora da Énois, é formada em jornalismo pela Universidade Federal
de Santa Catarina e pós-graduada em gestão da comunicação pela ECA-USP.
Atua nas áreas de produção, rede e relacionamento – captando recursos,
cuidando das parcerias e divulgando o trabalho dos jovens jornalistas
da Escola de Jornalismo.