6. Programa Especial - Sociedade e Redes

Subjetividade e Empatia na Era das Redes

Em 2020, o primeiro ano da pandemia - onde parte da humanidade se viu obrigada a migrar para o mundo virtual - criamos o eixo temático Tecnologia no Panorama Internacional Contemporâneo. Na edição deste ano, para não deixar de fora uma das questões incontornáveis do mundo moderno, preparamos o Programa Especial: Sociedade e Redes.

Os dois filmes que constituem o programa, Geração Z e Searchers: O Amor Está nas Redes, nos falam da transformação que a internet e a explosão do uso das redes operam na sociabilidade do ser humano contemporâneo.

Na quarta-feira, 17 de agosto, às 19h00, nossos convidados debaterão ao vivo sobre "Subjetividade e Empatia na Era das Redes" em evento virtual.

Já é possível ativar o lembrete da live do debate aqui (YouTube).

Para saber mais sobre a programação, baixe o folder interativo aqui (PRESENCIAL) e aqui (ONLINE).

Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:
Amanda Lemos (Mediadora)

É repórter de Digital e Audiência na Folha de São Paulo. Escreve sobre tecnologia, inteligência artificial e cibersegurança.

Cláudia Campolina (Debatedora)

Cláudia Campolina é atriz, roteirista e produtora de conteúdo. Fez teatro, participações em novelas e séries. Em 2019, protagonizou o longa A Pedra da Serpente (Fernando Sanches), papel que lhe rendeu ótimas críticas. Ainda no cinema, atuou em Essa obra é pra você, Alice (Patrick Hanser), Indefinido (Cléber Amorim), Eu sou mas eu (Fabio Zanoni), entre outros.  Atualmente, se prepara para as filmagens de um longa independente de terror, trabalha no roteiro de outro longa e cria conteúdo para redes sociais mais focados em comédia e sátiras. É também conhecida por suas webséries de humor criadas para o TikTok, como "A Exausta" "Adolescentes nos anos 90" e "Mundo Invertido".

Paulo Faltay (Debatedor)

Paulo Faltay é doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Pesquisador do MediaLab.UFRJ e da Rede latino-americana de estudos sobre vigilância, tecnologia e sociedade (lavits).

Rogério Simões (Debatedor)

Rogério Simões, jornalista baseado em Londres, Reino Unido, é mestre em Mídias Sociais pela Universidade de Westminster, de Londres. Sua pesquisa de mestrado envolveu a natureza da arquitetura das redes sociais baseadas em algoritmos e seus efeitos sobre os usuários, particularmente as chamadas bolhas e câmaras de eco. Rogério foi diretor de redação da BBC Brasil, editor-executivo da revista Época e editor de Opinião da Folha de S.Paulo, entre outras funções.