Recursos Naturais

Espólios da Guerra

Este ano, os filmes da temática "Recursos Naturais" trazem novamente relatos dos impactos da exploração dos recursos naturais a qualquer custo, seja ele humano e/ou ambiental. Do hemisfério norte ao hemisfério sul, o interesse e saúde de comunidades inteiras são amplamente ignorados pelas grandes empresas (mineradoras, petroleiras, madeireiras), não poucas vezes com o aval do Estado.

O filme que precede o debate, O Tribunal do Congo, procura justamente demonstrar como o governo não só fecha os olhos sobre os abusos cometidos contra os locais de uma das regiões mais ricas em minérios do mundo -o Congo Oriental-, como chega a promover violência e instabilidade, num ato descarado de cumplicidade com as multinacionais mineradoras. Na sequência do filme, exibido às 18h20, nosso convidados discutirão sobre a necessidade de responsabilizar os estados para que não haja mais “Espólios da Guerra”.

O Debate irá acontecer no Reserva Cultural, no dia 1 de junho, sábado, às 20h10.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Eduardo Viola (Debatedor)

Professor titular do Programa de pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), tem doutorado em Ciência Política pela USP. Foi professor visitante das universidades de Stanford, do Colorado, de Notre Dame e de Amsterdam. É membro de vários comitês científicos nacionais e internacionais e conta com 8 livros e dezenas de artigos publicados em prestigiosos periódicos. Seu último livro "Brazil and Climate Change. Beyond the Amazon" foi publicado por Routledge, em 2018.

Prosper Dinganga (Debatedor)

Natural da República Democrática do Congo, é formado em relações internacionais pela Universidade Pedagógica Nacional em Kinshasa revalidados pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Geopolítica e Estratégica, especialista na questões de conflitos africanos (República Democrática do Congo), ativista política e dos direitos humanos, coordenador de projeto A Voz do Congo (África Do Coração ONG).

José Arbex (Debatedor)

Graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Como jornalista profissional, foi correspondente do jornal Folha de S. Paulo em Nova York e Moscou, quando cobriu vários eventos internacionais de grande importância, incluindo a queda do Muro de Berlim, a Primavera de Pequim, a retirada soviética do Afeganistão e o desenvolvimento da perestroika, entre outros. É professor do Depto. de Jornalismo da PUC-SP e atua na organização e produção editorial de Jornais, principalmente nos seguintes temas: mídia, cultura, política internacional, manipulação da informação.

Amália Safatle (Mediadora)

Formada em jornalismo pela USP, é editora-fundadora da Revista Página22 e colaboradora de veículos da editora Globo. Coordenou a Linha de Conteúdo e Mobilização do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV/EAESP (FGVces). Trabalhou nove anos na revista CartaCapital, onde foi repórter (1996-99) e editora de Economia (2000-2005), além de colunista na área socioambiental (1998-2005). É autora do livro Um Mandato em Quatro Atos. Recebeu premiações do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, Abrelpe, Green Best, Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC, Instituto Ethos, BM&FBovespa e Conservação Internacional.