Semana do Meio Ambiente

Raízes da Amazônia: Projetando o Futuro

Quando o tema é o futuro da Amazônia, fala-se em bioeconomia, mercado de carbono, valorização da floresta em pé, inúmeros projetos que contemplam a biodiversidade da maior floresta do mundo e os ‘serviços ambientais’ não contabilizados que ela presta. Por outro lado, há também uma efervescência cultural - nas artes, na gastronomia, no pensamento e conhecimento milenar das múltiplas culturas da Amazônia que precisamos reconhecer. Com esse debate, gostaríamos de propor um novo olhar sobre a Amazônia, seu enorme potencial e a contribuição de seus povos.

O documentário Amazônia Eterna, produção de 2013 dirigido por Belisario Franca, será o ponto de partida para este debate: o documentário convida políticos, ambientalistas, empresários, economistas e populações indígenas e ribeirinhas a refletirem sobre alternativas de futuro para a região amazônica, de maneira a contemplar tanto a região, quanto o país como um todo, a partir da premissa de que a floresta deve permanecer em pé e que a cultura dos povos locais deve ser preservada.


O filme vai estar disponível a partir das 15h00 da segunda-feira, 7 de junho, até o fim da programação, meia noite de quarta-feira, 9 de junho.

SOBRE O DEBATE:

Na terça-feira, 8 de junho, às 19h00 (horário de Brasília), nossos convidados falam sobre “Raízes da Amazônia: Projetando o Futuro".

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:

Tatiana Schor (Convidada)

Tatiana é graduada em economia, possui mestrado em geografia e doutorado em ciências ambientais pela USP. É professora no Departamento de Geografia da UFAM e, desde 2019, exerce o cargo de Secretária Executiva na Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, a qual inclui o Núcleo de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (NIFFAM), junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEDECTI).

Eliakin Rufino (Convidado)

Eliakin Rufino, 64,  nasceu e reside em Boa Vista /Roraima . É compositor e poeta.

Ricardo Abramovay (Convidado)

Ricardo Abramovay é professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Fez sua carreira acadêmica no Departamento de Economia da FEA, onde tornou-se professor titular em 2001. É autor de Amazônia. Por uma Economia do Conhecimento da Natureza (Ed. Elefante) Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão (Edusp), Muito Além da Economia Verde (Planeta Sustentável) e Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade mais Próspera. Sua pesquisa atual concentra-se em bioeconomia e Amazônia.

Mariano Cenamo (Mediador)

Mariano é engenheiro florestal, empreendedor social, co-fundador e diretor de novos negócios do IDESAM. Dedicou sua carreira na busca por soluções inovadoras para conciliar o desenvolvimento socioeconômico e a conservação florestal na Amazônia. Nos últimos anos, vem se tornando uma referência na construção do ecossistema de negócios de impacto e atração de investimentos privados para a região. Mariano faz parte da rede de líderes da Fundação Lemann e é conselheiro de diversas organizações e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Palestrante em eventos como Itaú Amazônia e Expert XP ESG 2021, idealizaodor da AMAZ, maior aceleradora de startups de impacto na região amazônica, é uma das 50 personalidades brasileiras mais inovadoras pelo clima, segundo a Época Negócios (abril/2021).