Raízes da Amazônia: Projetando o Futuro
O documentário Amazônia Eterna, produção de 2013 dirigido por Belisario Franca, será o ponto de partida para este debate: o documentário convida políticos, ambientalistas, empresários, economistas e populações indígenas e ribeirinhas a refletirem sobre alternativas de futuro para a região amazônica, de maneira a contemplar tanto a região, quanto o país como um todo, a partir da premissa de que a floresta deve permanecer em pé e que a cultura dos povos locais deve ser preservada.
O filme vai estar disponível a partir das 15h00 da segunda-feira, 7 de junho, até o fim da programação, meia noite de quarta-feira, 9 de junho.
SOBRE O DEBATE:
Na terça-feira, 8 de junho, às 19h00 (horário de Brasília), nossos convidados falam sobre “Raízes da Amazônia: Projetando o Futuro".
Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Tatiana é graduada em economia, possui mestrado em geografia e doutorado em ciências ambientais pela USP. É professora no
Departamento de Geografia da UFAM e, desde 2019, exerce o cargo de Secretária
Executiva na Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, a qual
inclui o Núcleo de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (NIFFAM),
junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
do Amazonas (SEDECTI).
Ricardo Abramovay é professor titular da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública e professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Fez sua carreira acadêmica no Departamento de Economia da FEA/USP, onde se tornou professor titular em 2001. É autor de Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Ed. Elefante, 2022) e Amazônia. Por uma Economia do Conhecimento da Natureza (Ed. Elefante, 2020). É coautor líder do capítulo sobre bioeconomia do Painel Científico sobre Amazônia.
Mariano é engenheiro florestal, empreendedor social, co-fundador e diretor de novos negócios do IDESAM. Dedicou sua carreira na busca por soluções inovadoras para conciliar o desenvolvimento socioeconômico e a conservação florestal na Amazônia. Nos últimos anos, vem se tornando uma referência na construção do ecossistema de negócios de impacto e atração de investimentos privados para a região. Mariano faz parte da rede de líderes da Fundação Lemann e é conselheiro de diversas organizações e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Palestrante em eventos como Itaú Amazônia e Expert XP ESG 2021, idealizaodor da AMAZ, maior aceleradora de startups de impacto na região amazônica, é uma das 50 personalidades brasileiras mais inovadoras pelo clima, segundo a Época Negócios (abril/2021).