Povos & Lugares

Escombros do Consumo

A temática “Povos & Lugares” é a mais tradicional da Mostra Ecofalante. Presente em todas as edições do evento, ela nos revela olhares para a alteridade e reflexos de nossa realidade em outros universos.

Este ano, os filmes desta programação passam por comunidades tradicionais que lutam por manter suas tradições, outras que procuram recuperar algo de sua essência perdida, outras, ainda, que se organizam e criam novas “comunidades” em torno a atividades econômicas resultantes da sociedade de consumo (como é o caso da “comunidade” que reside e trabalha na proximidade do maior lixão de eletrônicos no mundo, em Gana, na África ocidental).


O filme que retrata essa comunidade, Bem-vindo a Sodoma, será exibido antes do debate "Escombros do Consumo", às 18h30. Depois da sessão, nossos convidados debatem as repercussões da sociedade de (hiper)consumo e o impacto nas comunidades que vivem no outro lado do espectro da cadeia criada por essa mesma sociedade: a do descarte.

O Debate irá acontecer no Reserva Cultural, no dia 4 de junho, terça-feira, às 20h10.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Demétrio Magnoli (Debatedor)

Sociólogo, colunista dos jornais “Folha de S. Paulo” e “O Globo”. Magnoli foi colunista da rádio “BandNews FM” e comentarista do “Jornal da Cultura”. Atualmente, é comentarista de política internacional do "Jornal das Dez" da Globo News. É autor de diversos livros como ”Uma gota de sangue” (Contexto) e “Liberdade versus Igualdade” (Record). Integra o Grupo de Análises de Conjuntura Internacional (Gacint) da USP. Magnoli tem doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP).

Isleide Fontenelle (Debatedora)

Isleide Arruda Fontenelle é Professora Titular da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - SP onde leciona teoria social e crítica à cultura do consumo em cursos de graduação e pós-graduação. Seu mais recente livro fala sobre os fundamentos e formas contemporâneas da cultura do consumo. Ainda é autora do livro "O nome da marca: McDonald´s, Fetichismo e Cultura Descartável" - indicado ao Prêmio Jabuti em 2003. É graduada em Psicologia, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP. Foi pesquisadora visitante no "Centre for Theorethical Studies in the Humanities and Social Sciences at the University of Essex - United Kingdom"; e no "Center for Capitalism Studies at The New School for Social Research (NSSR) - New York.

Daniela Chiaretti (Mediadora)

Daniela Chiaretti é repórter especial de Ambiente do Valor Econômico desde 2005 e tem feito a cobertura das grandes conferências ambientais das Nações Unidas. Foi editora-chefe da revista "Marie Claire" e trabalhou na "Gazeta Mercantil", "Folha de S. Paulo", "Veja" e "UOL". Ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental em 2011 com reportagem feita em viagem ao Ártico, em julho de 2010. Em 2019, o governo francês lhe concedeu o título de "Chevalier" da Ordem Nacional do Mérito.