Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência – Debate
O programa especial Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência exibe 16 longas-metragens brasileiros realizados nos últimos 20 anos aproximadamente. São todos documentários ou filmes que estão no limite entre documentário e ficção e que nos trazem reflexões importantes sobre as diferentes realidades urbanas encontradas no nosso país.
Nesse conjunto de filmes – que já são em sua maioria clássicos do nosso cinema –, podemos verificar as diferentes visões trazidas pelo cinema brasileiro sobre o assunto e de que maneira os próprios filmes refletem as mudanças ocorridas no país no período de duas décadas.
Os filmes do programa especial estão sendo reprisados a partir de sábado, 28 de agosto. Confira a programação; baixe o folder aqui.
Para discutir o programa especial Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência e como as obras nele reunidas refletem as diferentes realidades presentes nas grandes cidades brasileiras, convidamos críticos e pesquisadores da área para um bate-papo mediado pela jornalista Flavia Guerra.
O debate ocorrerá na segunda-feira, 30 de agosto, às 20h00. Já é possível ativar o lembrete aqui.
Jornalista com mestrado em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths - University of London, como bolsista do Chevening Scholarship Program. Atua como documentarista, jornalista, curadora e crítica de cinema. É editora do Plano Geral, videocast disponível no Splash UOL, colunista de cinema na Rádio Band News FM e no Splash UOL. Possui extensa experiência cobrindo festivais internacionais de cinema para várias mídias, incluindo O Estado de São Paulo, UOL, Canal Brasil, CNN Brasil e Band News TV. É vice-presidente da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e votante do Globo de Ouro.
Pesquisadora e curadora, Janaína Oliveira é doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), e foi Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C., nos EUA. Desde 2009, desenvolve pesquisas sobre as cinematografias negras e africanas, atuando também como curadora, consultora, júri e painelista em diversos festivais e mostra de cinema no Brasil e no exterior. Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ), do FINCAR (Festival Internacional de Realizadoras / PE) e da Baobácine Mostra de Filmes Africanos de Recife. Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro). É idealizadora do FICINE, junto com Janaina Damaceno. Janaína Oliveira foi a programadora do Flaherty Film Seminar (Nova York) para 2021.
Luiz Fernando Zanin Oricchio (Luiz Zanin) é crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista na Rede TVT (TV dos Trabalhadores). Presidiu a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema (2011-2015). Editor do suplemento Cultura, do jornal O Estado de S. Paulo (2000-2009). Colunista do jornal O Estado de S. Paulo (2004-2015). Formado em Psicologia (USP), com pós-graduação em Psicologia Clínica (USP). Jurado internacional dos Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano. Autor dos livros Cinema de Novo – Um Balanço Crítico da Retomada, pela Editora Estação Liberdade (2003), Guilherme de Almeida Prado - um Cineasta Cinéfilo (Imprensa Oficial, 2005) e Fome de Bola – Futebol e Cinema no Brasil (Imprensa Oficial, 2006), além de participação com capítulos e ensaios em diversas obras coletivas.
Carol Almeida é doutora no programa de pós-graduação em Comunicação na
UFPE, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro. Faz
parte da equipe curatorial do Festival Olhar de Cinema/Curitiba desde
2017, e já participou da curadoria do Recifest, da Mostra Sesc de Cinema
e, mais recentemente, da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino.