Sociedade e Tecnologia

IA e seu impacto no mundo do trabalho

A Inteligência Artificial (IA) é um dos temas incontornáveis nos dias de hoje – e essa tecnologia parece estar em tudo: sua aplicação prática vai desde a medicina à indústria, do entretenimento à educação, passando, claro, pela esfera onde mais a reconhecemos: a internet. No debate "IA e seu impacto no mundo do trabalho", que vai acontecer na segunda-feira, 12 de agosto às 20h30 na sala 2 do Reserva Cultural, vamos abordar o real impacto da IA - o que é a IA? - o que está por trás dessa tecnologia e quais são os impactos mais imediatos?

O filme que vai servir de ponto de partida para o debate, Humano Não-Humano (Bélgica, 2023, 38’), retrata o dia a dia de trabalhadores invisíveis que fazem tarefas para o Amazon Mechanical Turk e Google Maps. O debate vai acontecer após a exibição do filme que vai passar na mesma sala, na sessão anterior das 18h30 (vai ser exibido após o média O Jogo Mental).

Para saber mais sobre a programação da Mostra, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) ou visite a página da programação.

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:

Denis Russo Burgierman (Mediador)

Denis Russo Burgierman é jornalista e escreveu livros como O Fim da Guerra, sobre políticas de drogas, e Piratas no Fim do Mundo, sobre a caça às baleias na Antártica. Foi diretor de redação de revistas como “Superinteressante” e “Vida Simples” e editor-chefe do Greg News, além de comandar a curadoria do primeiro TEDxAmazônia, em 2010. Foi um dos vinte jornalistas do mundo escolhidos em 2007 para a JSK Fellowship, na Universidade Stanford.

Henrique Parra (Debatedor)

Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Atualmente se dedica a investigar as dinâmicas de produção colaborativa de conhecimentos (ciência cidadã, ciência aberta) e as novas configurações da política no contexto de crescente mediação das tecnologias digitais de comunicação. É coordenador do Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento (Pimentalab); membro do Laboratório de Humanidades Digitais (lab.hum) e da Rede Latinoamericana de Estudos em Tecnologia, Vigilância e Sociedade (LAVITS).

Ludmila Costhek Abílio (Debatedora)

É pesquisadora afiliada do Instituto Alameda e professora colaboradora do programa de pós gradução em sociologia IFCH/Unicamp.

Roseli Fígaro (Debatedora)

Roseli Figaro, professora titular da Universidade de São Paulo, coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, CPCT-ECA-USP. Coordenadora da pesquisa Datificação da atividade de comunicação e trabalho de arranjos de comunicadores.