Homenagem: Silvio Tendler

Homenagem: Silvio Tendler

Referência da cinematografia brasileira, o carioca Silvio Tendler é homenageado pela Mostra Ecofalante, que exibe onze de suas mais marcantes obras. O cineasta é conhecido por abordar em seus filmes personalidades como os ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek, o cineasta Glauber Rocha e Milton Santos, considerado como um dos maiores geógrafos do mundo. A partir dos anos 2010, começou a focar sua lente em questões socioambientais, com os filmes-denúncia sobre agrotóxicos, O veneno está na mesa e O veneno está na mesa 2.

Para homenagear este cineasta incontornável, convidamos dois frequentes colaboradores: o diretor de fotografia Lúcio Kodato e Vladimir Sacchetta, jornalista e pesquisador.

A homenagem irá acontecer no Reserva Cultural, dia 8 de junho, sábado, às 20h10.
Silvio Tendler (Homenageado)

Em 50 anos de carreira, Silvio Tendler lançou mais de 80 longas, médias e curtas-metragens com forte viés histórico, social e político. Acumula as três maiores bilheterias do cinema documentário brasileiro e foi premiado em importantes festivais nacionais e internacionais.

Vladimir Sacchetta (Convidado)

Consultor editorial e produtor cultural, atua no campo da memória brasileira desde o final dos anos 1970, quando chefiou na Abril Cultural a pesquisa de Nosso Século. Responsável pela pesquisa e edição de imagens da coleção de Elio Gaspari sobre a ditadura militar. Coordenou para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República a edição de Brasil Direitos Humanos: 2008, a realidade do país aos 60 anos da Declaração Universal. No Instituto Vladimir Herzog, trabalhou nos volumes As capas desta história (co-autor) e Os cartazes desta história (organizador/co-autor).

Lúcio Kodato (Convidado)

Lúcio Kodato é diretor de fotografia. Com uma carreira de mais de 40 anos, já atuou ao lado do famoso diretor francês de fotografia Philippe Rousselot e recebeu diversos prêmios, entre eles o de Melhor Fotografia no Festival do Rio, por seu trabalho “Maré”, dirigido por Lúcia Murat. Além do cinema, fotografou filmes publicitários e videoclipes premiados. É frequente colaborador do cineasta Silvio Tendler.