2. Especial Emergência Climática

Emergência Climática: A Era das Cidades Resilientes

Em 2023, pela primeira vez, o aumento da temperatura global excedeu 1,5ºC graus durante um período de 12 meses, segundo o Serviço de Mudança Climática Copernicus da União Europeia. Em 2024, o Brasil foi testemunha das maiores inundações já vistas no país, deixando inúmeros municípios do Rio Grande do Sul debaixo de água. Neste debate, vamos falar sobre o estágio atual da crise climática e a urgência de se implementar políticas públicas que tornem as cidades mais resilientes.


No debate “Emergência Climática: A Era das Cidades Resilientes”, que vai acontecer na sexta-feira, 2 de agosto às 20h00 na sala 2 do Reserva Cultural, os debatedores vão falar sobre os muitos projetos de cidades resilientes que estão sendo formulados e como é imperativo se pensar em políticas públicas que não agridam os direitos humanos.


O debate vai acontecer após a exibição de Arrasando Liberty Square (EUA, 2023, 86’) , que vai passar na mesma sala, na sessão anterior das 18h15.

Para saber mais sobre a programação da Mostra, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) ou visite a página da programação.

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:

Daniela Chiaretti (Mediadora)

Daniela Chiaretti é repórter especial de Ambiente do Valor Econômico desde 2005 e tem feito a cobertura das grandes conferências ambientais das Nações Unidas. Foi editora-chefe da revista "Marie Claire" e trabalhou na "Gazeta Mercantil", "Folha de S. Paulo", "Veja" e "UOL". Ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental em 2011 com reportagem feita em viagem ao Ártico, em julho de 2010. Em 2019, o governo francês lhe concedeu o título de "Chevalier" da Ordem Nacional do Mérito.

Nilto Tatto (Debatedor)

Nilto Ignácio Tatto é um ambientalista, administrador e político brasileiro, filiado ao PT desde o início dos anos 1980. Entre 1983 e 1994, Tatto administrou o Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI). Com o encerramento das atividades do CEDI, em 1994, participou da fundação do Instituto Socioambiental (ISA), do qual foi secretário executivo a partir de 1999. Em 2022 foi reeleito pela segunda vez para um terceiro mandato de deputado federal pelo estado de São Paulo.

Thaynah Gutierrez (Debatedora)

Thaynah Gutierrez Gomes, 25 anos, administradora pública formada pela FGV-EAESP e pós-graduada em Transição Energética e Direitos Humanos pela CLACSO Equador. Atua enquanto secretária executiva da Rede por Adaptação Antirracista e como consultora nos temas de cultura, participação social e mudanças climáticas. Faz parte do Instituto Omó Nanã, que atua nos temas socioambientais e climáticos a partir das contribuições das comunidades tradicionais de terreiros e matriz africana.

Marina Helou (Debatedora)

Deputada estadual pela Rede Sustentabilidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e especialista em negócios e sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University.