Emergência Climática

Como Falar de Colapso Ambiental

  • qui 11.ago - 19:00 TRANSMISSãO AO VIVO PELO YOUTUBE
Este ano, os filmes do eixo Emergência Climática nos falam de ciência, mas também de conhecimento tradicional. Nos falam de lugares no mundo que já vivem, de certa maneira, o colapso ambiental. Escassez de água, transformações de paisagens, desparecimento de modos de vida, derretimento acelerado dos polos. A questão que fica: o que fazemos com essa informação?

Esta é a pergunta central do filme francês Uma Vez Que Você Sabe, que vai estrear 7/08 no Reserva Cultural, às 15h00; vai ter uma segunda exibição na quinta-feira, 11 de agosto, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), às 15h00, e de forma online, a partir das 19h00 de sexta-feira, 12 de agosto (para conferir as datas, visite a página do filme no link do título acima e desça a página até a programação).

Na quinta-feira, 11 de agosto, às 19h00, nossos convidados debaterão ao vivo sobre "Como Falar de Colapso Ambiental" em evento virtual.

Já é possível ativar o lembrete da live do debate aqui (YouTube).

Para saber mais sobre a programação, baixe o folder interativo aqui (PRESENCIAL) e aqui (ONLINE).

Em breve, mais informações sobre os debatedores.
Claudio Angelo (Debatedor)

Jornalista. É coordenador de Comunicação do Observatório do Clima e autor de "A Espiral da Morte – como a humanidade alterou a máquina do clima" (Companhia das Letras, 2016). Foi editor de Ciência da Folha de São Paulo e colaborou em publicações como Nature, Scientific American e Época.

Daniela Chiaretti (Mediadora)

Daniela Chiaretti é repórter especial de Ambiente do Valor Econômico desde 2005 e tem feito a cobertura das grandes conferências ambientais das Nações Unidas. Foi editora-chefe da revista "Marie Claire" e trabalhou na "Gazeta Mercantil", "Folha de S. Paulo", "Veja" e "UOL". Ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental em 2011 com reportagem feita em viagem ao Ártico, em julho de 2010. Em 2019, o governo francês lhe concedeu o título de "Chevalier" da Ordem Nacional do Mérito.

Luiz Marques (Debatedor)

Luiz Marques é professor livre-docente do Departamento de História do IFCH /Unicamp. Pela editora da Unicamp, publicou Giorgio Vasari, Vida de Michelangelo (1568), 2011 e Capitalismo e Colapso ambiental, 2015, 3a edição, 2018. Coordena a coleção Palavra da Arte, dedicada às fontes da historiografia artística, e participa com outros colegas do coletivo Crisálida, Crises SocioAmbientais, Labor Interdisciplinar, Debate & Atualização.

Luciana Gatti (Debatedora)

Pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/ Centro de Ciências do Sistema Terrestre e professor de pós-graduação do curso Tecnologia Nuclear do IPEN / Universidade de São Paulo. Bolsista CNPq nivel 1D. Atua desde 2003 principalmente em pesquisas na area de Mudanças Climáticas, focadas no entendimento do papel da Amazonia na emissão/absorção de Gases de Efeito Estufa e o efeito das variáveis climáticas nestes balanços.

Naira Santa Rita Wayand de Almeida (Debatedora)

Naira tem 24 anos, é filha da Ana e mãe do Cainã. Atualmente é articuladora estratégica do Instituto Perifa Sustentável. Gestora ambiental de formação, tem se destacado em ajudar organizações a alcançar êxito na expansão de suas iniciativas ESG e desenvolvimento sustentável. Deslocada ambiental, é uma sobrevivente da crise climática que atingiu Petrópolis em fevereiro de 2022.  Fala sobre temas como racismo ambiental, mudanças climáticas, direitos humanos, comunicação disruptiva e desenvolvimento sustentável.