Especial Semana do Meio Ambiente

Emergência Climática: desertificação, conflitos e outros impactos imediatos

Não se pode falar em pandemia sem falar em mudanças climáticas –termo que, aliás, já caiu em desuso; fala-se agora em emergência climática. A Grande Muralha Verde, dirigido por Jared P. Scott e com produção executiva de Fernando Meirelles, nos leva em uma jornada por vários países da África Subsaariana, continente que mais sofre os impactos imediatos da crise do clima.



O filme será disponibilizado por 24 horas no Videocamp a partir das 17h00 do sábado, 6 de junho até 17h00 do domingo, 7 de junho. O acesso gratuito se dá a partir do cadastro na plataforma online (para se cadastrar, clicar aqui).



No mesmo sábado, às 19h00, nossos convidados debatem sobre o tema “Emergência Climática: desertificação, conflitos e outros impactos imediatos”.



O debate ao vivo será mediado pela jornalista Daniela Chiaretti.


 
Siga as redes sociais da Mostra Ecofalante para acessar o debate ao vivo. Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (Facebook) e aqui (YouTube).


Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Daniela Chiaretti (Mediadora)

Daniela Chiaretti é repórter especial de Ambiente do Valor Econômico desde 2005 e tem feito a cobertura das grandes conferências ambientais das Nações Unidas. Foi editora-chefe da revista "Marie Claire" e trabalhou na "Gazeta Mercantil", "Folha de S. Paulo", "Veja" e "UOL". Ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental em 2011 com reportagem feita em viagem ao Ártico, em julho de 2010. Em 2019, o governo francês lhe concedeu o título de "Chevalier" da Ordem Nacional do Mérito.

Paulo Artaxo (Debatedor)

É professor titular do Instituto de Física da USP. É membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU), da Academia Brasileira de Ciências e vice-presidente da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Fernando Meirelles (Debatedor)

Cineasta, produtor e diretor brasileiro, Fernando Meirelles tornou-se internacionalmente conhecido após ser indicado ao Oscar de melhor diretor com Cidade de Deus. Dirigiu ainda O jardineiro fiel  e Ensaio sobre a cegueira, adaptação homônima do romance de José Saramago. Seu ativismo socioambiental o levou a produzir uma série de filmes como Xingu, A Lei da Água, e mais recentemente, A grande muralha verde.