Especial Semana do Meio Ambiente

System Error: como o atual sistema econômico leva à destruição ambiental, ao fim do trabalho digno e ao abalo da própria democracia

Na temática da economia, retomamos um debate que é urgente: o sistema econômico vigente e seus impactos diretos no meio ambiente, no aumento da desigualdade, na polarização e finalmente, no abalo das democracias.

O Golpe Corporativo, de Fred Peabody, é um documentário que desenvolve as teorias do escritor e filósofo político canadense John Ralston Saul, elaboradas no livro de 1994 The Unconscious Civilization, onde arriscava o pensamento ainda não disseminado da ameaça que o ressurgimento e consolidação do poder das corporações representava para a democracia a nível global.

O filme será disponibilizado na plataforma Videocamp a partir das 17h00 da quinta-feira, 4 de junho até o encerramento da Mostra, às 23h59 da terça-feira, 9 de junho. O acesso gratuito se dá a partir do cadastro na plataforma online (para se cadastrar, clicar aqui).

No domingo, 7 de junho, às 19h00, nossos convidados debatem sobre o tema “System Error: como o atual sistema econômico leva à destruição ambiental, ao fim do trabalho digno e ao abalo da própria democracia”. O debate ao vivo será mediado pelo sociólogo Silvio Caccia Bava.

Siga as redes sociais da Mostra Ecofalante para acessar o debate ao vivo. Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (Facebook) e aqui (YouTube).
 
Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:

Silvio Caccia Bava (Mediador)

É sociólogo, mestre em ciência política, jornalista,  diretor e editor-chefe do jornal Le Monde Diplomatique Brasil. Foi coordenador-geral do instituto Pólis, presidente da ABONG (Associação Brasileira de ONGs) por dois mandatos e presidente da ALOP (Associação Latinoamericana de Organizações de Promoção do Desenvolvimento).


Ladislau Dowbor (Debatedor)

Ladislau Dowbor é economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”. Autor e co-autor de cerca de 40 livros, toda sua produção intelectual está disponível online na página dowbor.org.

Ana Claudia Mielke (Debatedora)

Ana Claudia Mielke é jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e professora convidada na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (FESPSP). É militante do Círculo Palmarino, membro do Intervozes e secretária-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Desde 2017 vem atuando na agenda anti-austeridade e participa da Coalizão Direitos Valem Mais que, dentre outras coisas, trabalha pela revogação da EC 95 (teto de gastos).