System Error: como o atual sistema econômico leva à destruição ambiental, ao fim do trabalho digno e ao abalo da própria democracia
Na temática da economia, retomamos um debate que é urgente: o sistema econômico vigente e seus impactos diretos no meio ambiente, no aumento da desigualdade, na polarização e finalmente, no abalo das democracias.
O Golpe Corporativo, de Fred Peabody, é um documentário que desenvolve as teorias do escritor e filósofo político canadense John Ralston Saul, elaboradas no livro de 1994 The Unconscious Civilization, onde arriscava o pensamento ainda não disseminado da ameaça que o ressurgimento e consolidação do poder das corporações representava para a democracia a nível global.
O filme será disponibilizado na plataforma Videocamp a partir das 17h00 da quinta-feira, 4 de junho até o encerramento da Mostra, às 23h59 da terça-feira, 9 de junho. O acesso gratuito se dá a partir do cadastro na plataforma online (para se cadastrar, clicar aqui).
No domingo, 7 de junho, às 19h00, nossos convidados debatem sobre o tema “System Error: como o atual sistema econômico leva à destruição ambiental, ao fim do trabalho digno e ao abalo da própria democracia”. O debate ao vivo será mediado pelo sociólogo Silvio Caccia Bava.
Siga as redes sociais da Mostra Ecofalante para acessar o debate ao vivo. Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (Facebook) e aqui (YouTube).
Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
É sociólogo, mestre em ciência política, jornalista, diretor e editor-chefe do jornal Le Monde Diplomatique Brasil. Foi coordenador-geral do instituto Pólis, presidente da ABONG (Associação Brasileira de ONGs) por dois mandatos e presidente da ALOP (Associação Latinoamericana de Organizações de Promoção do Desenvolvimento).
Ladislau Dowbor é economista e professor titular de
pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi
consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios,
além de várias organizações do sistema “S”. Autor e co-autor de cerca
de 40 livros, toda sua produção intelectual está disponível online na
página dowbor.org.
Ana Claudia Mielke é jornalista, mestre em Ciências da Comunicação
pela ECA/USP e professora convidada na Fundação Escola de
Sociologia de São Paulo (FESPSP). É militante do Círculo
Palmarino, membro do Intervozes e secretária-geral do Fórum
Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Desde 2017
vem atuando na agenda anti-austeridade e participa da Coalizão
Direitos Valem Mais que, dentre outras coisas, trabalha pela
revogação da EC 95 (teto de gastos).