3. Sessão Especial: Resíduos Sólidos

Debate ECONOMIA CIRCULAR

O conceito da Economia Circular procura inverter a lógica da economia linear que opera num circuito que não fecha: extração de recursos naturais - manufatura - uso - descarte. Muito além da reciclagem, que é apenas uma das etapas da economia circular, este novo modelo econômico se inspira na inteligência ecológica e busca uma utilização racional dos recursos, capaz de influenciar o design dos produtos, seu consumo e a recuperação de materiais. É importante discutirmos esse conceito que procura trazer uma renovação completa na economia, na política e na sociedade.

O documentário A História do Plástico, filme que faz parte do projeto The Story of Stuff (A História das Coisas) expõe a “verdade inconveniente” por trás da poluição do plástico, material onipresente em nossas vidas. 

O longa-metragem será disponibilizado na própria página do filme (link acima), no site da Ecofalante, a partir das 15h00 de terça-feira, 7 de setembro, até as 15h00 de domingo, 12 de setembro. O botão ASSISTIR AO FILME surgirá na página do filme quando estiver disponível.


Para saber mais sobre a programação, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e baixe o folder interativo aqui.


SOBRE O DEBATE:



Na quarta-feira, 8 de setembro, às 19h00, nossos convidados discutem sobre Economia Circular e sua implantação na sociedade brasileira.

Já é possível ativar o lembrete do debate aqui.

Em breve, mais detalhes.

Giovanna Nader (Debatedora)

Giovanna Nader é graduada em administração de empresas com ênfase em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM - SP) e pós graduada em branding pela Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona. É lá que realizou um estudo de branding para uma gigante varejista do mercado de moda espanhol; essa experiência lhe deu a oportunidade de conhecer de perto o mercado de consumo, seus gatilhos de compra ao consumidor, sua produção em massa e descarte excessivo. Em 2013 fundou, junto com Raquel Vitti Lino, o Projeto Gaveta, um movimento de moda sustentável em que os participantes trocam, entre si, roupas que não usam mais. Conheceu o mercado de moda sustentável e passou a trabalhar com uma moda mais humana, democrática e menos opressora. Tem um podcast, junto com o irmão: O Tempo Virou.

Marina Colerato (Debatedora)

Marina Colerato é jornalista, Diretora Presidente do Instituto Modefica, organização de mídia e pesquisa que atua por justiça socioambiental e climática por meio de uma perspectiva ecofeminista. É colunista da revista ELLE e mestranda em Ciências Sociais pela PUC/SP, onde pesquisa sobre justiça climática, ecofeminismo e neoliberalismo. Coordenou a pesquisa “Fios da Moda: Perspectivas Sistêmicas Para Circularidade”, relatório setorial cujo principal objetivo é fomentar economia circular de produtos têxteis no Sul global.

Marcella Zambardino (Debatedora)

Formada em design pelo SENAC, Marcella Zambardino sempre utilizou essa ferramenta como meio de transformação social e ambiental. Em 2016, ao repensar hábitos de consumo, desenvolveu sua primeira linha de produtos de limpeza consciente. Foi assim que nasceu a Positiv.a, empresa B que cria soluções para cuidar da casa, do corpo e da natureza. Por meio de produtos e serviços, a marca dedica-se a reestabelecer o equilíbrio entre meio ambiente e sociedade. Atualmente, Marcella é Co-CEO da Positiv.a, sendo responsável pela gestão das áreas de comunicação, inovação e atendimento, dividindo o posto de CEO com Leandro Menezes.

Paulina Chamorro (Mediadora)

Jornalista com mais de duas décadas na cobertura de temas socioambientais, foi responsável pela criação de projetos e estratégias de comunicação ambiental por mais de dez anos no Grupo Estado; apresentou programas pioneiros no radio sobre temas ambientais, na Rádio Eldorado, onde também foi coordenadora de projetos especiais de sustentabilidade. Recebeu duas vezes o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, como melhor programa de rádio. Em 2016 recebeu a Medalha João Pedro Cardoso, condecoração do Governo do Estado de São Paulo, a única distinção ambiental do país, pela atuação na comunicação sobre cultura e meio ambiente. Tem o podcast Vozes do Planeta (no ar desde 2016), é uma das idealizadoras da Liga das Mulheres pelos Oceanos, um movimento feminino de luta pela conservação dos mares, e colaboradora fixa da National Geographic Brasil desde 2017. Mulheres na Conservação é seu filme de estreia.