Economia

Green New Deal: A Retomada da Economia Será Verde?

Este ano, os filmes do eixo Economia procuram revelar os bastidores do mundo capitalista. De tempos em tempos, o sistema econômico volta a ser discutido em círculos mais amplos. Foi assim depois da queda do Bloco Socialista no final do século 20, da crise financeira de 2008 e agora, novamente, na pandemia.

O documentário O Capital no Século XXI, adaptação do livro homônimo do economista francês Thomas Piketty, faz uma breve incursão na história do capitalismo, dos primórdios até os dias de hoje.

O longa-metragem será disponibilizado na própria página do filme (link acima). Este filme TEM LIMITE DE VISIONAMENTOS (3000). Será disponibilizado até esgotar os views na própria página do filme (link acima), no site da Ecofalante, a partir das 15h00 de sexta-feira, 3 de setembro, até as 15h00 de segunda-feira, 6 de setembro

O acesso gratuito será liberado em dois períodos (o primeiro, anunciado acima, e num segundo momento, se ainda não tiver esgotado os visionamentos, das 15h00 de sexta-feira, 10 de setembro até as 15h00 de domingo, 12 de setembro). O botão ASSISTIR AO FILME surgirá na página do filme quando estiver disponível.

Para saber mais sobre a programação, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e baixe o folder interativo aqui.


SOBRE O DEBATE:

No sábado 4 de setembro, às 19h00, nossos convidados vão falar sobre o que está sendo debatido nas altas esferas do poder econômico – como retomar a economia no pós-pandemia: a solução será um foco maior na inclusão social e na questão ambiental? Este é o tema do debate  “Green New Deal: A Retomada da Economia Será Verde?".

Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (canal YouTube da Mostra Ecofalante).

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Sérgio Abranches (Debatedor)

Sérgio Abranches, bacharel e mestre em sociologia, Universidade de Brasília; mestre e doutor (PhD) em ciência política, Cornell University. Escritor e colunista da rádio CBN na série Conversa de Política. Seu livro mais recente é "No tempo dos governantes incidentais" (Companhia das Letras, 2020). www.sergioabranches.com.br

Ricardo Abramovay (Debatedor)

Ricardo Abramovay é professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Fez sua carreira acadêmica no Departamento de Economia da FEA, onde tornou-se professor titular em 2001. É autor de Amazônia. Por uma Economia do Conhecimento da Natureza (Ed. Elefante) Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão (Edusp), Muito Além da Economia Verde (Planeta Sustentável) e Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade mais Próspera. Sua pesquisa atual concentra-se em bioeconomia e Amazônia.

Laura Carvalho (Debatedora)

Laura Carvalho é Professora Associada Livre-Docente do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (FEA/USP), pesquisadora líder do Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (MADE/USP) e Senior Fellow do Schwartz Center of Economic Policy Analysis (Scepa). Possui doutorado em economia pela New School for Social Research e graduação e mestrado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autora de “Valsa Brasileira: do boom ao caos econômico” (Todavia, 2018) e “Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado” (Todavia, 2020).

Sérgio Besserman (Mediador)

Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e professor do Departamento de Economia da PUC-Rio. Foi presidente do IBGE, pelo qual lançou, entre outras publicações, Indicadores de desenvolvimento sustentável e Glossário do meio ambiente. Foi diretor de Planejamento de Meio Ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e participou, como membro da missão diplomática brasileira, das Conferências das Partes da Convenção Mundial do Clima. Em 2010, foi designado para presidir a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Grupo de Trabalho da cidade para a Rio + 20.