Direitos trabalhistas e sindicalização em tempos de 'empreendedorismo'
O debate sobre a Regulamentação dos Motoristas de Aplicativos (PL 12/2024) e a revolta de boa parte da classe de motoristas de aplicativo contra o CLT revela o quanto é necessário se repensar as leis trabalhistas que vêm sofrendo um desmonte. No debate “Direitos trabalhistas e sindicalização na era do ‘empreendedorismo’”, os participantes vão abordar o desmantelamento contínuo e crescente dos direitos trabalhistas, como a lógica neoliberal e individualista molda as relações de trabalho e a desmoralização da instituição sindical.
O filme que vai servir de ponto de partida para o debate, Union
(EUA, 2024, 104’), retrata de perto a criação cheia de obstáculos do primeiro sindicato de um armazém da Amazon nos EUA.
O filme vai ser exibido logo antes do debate, na sessão das 18h30.
Para saber mais sobre a programação da Mostra, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) ou visite a página da programação.
Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Laís Martins é jornalista formada pela PUC-SP e mestra em Comunicação
Política pela Universidade de Amsterdam. Seu trabalho foca nos temas de
direitos humanos, política e tecnologia e já publicou reportagens em
veículos brasileiros e estrangeiros. Atualmente, é repórter do The
Intercept Brasil. Foi fellow do Pulitzer Center, com um projeto sobre
como a política armamentista do governo Bolsonaro impactou mulheres
brasileiras, e do Rest of World, investigando a intersecção entre
trabalho e tecnologia na América Latina.
Paula Marcelino é professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sociologia e editora da revista Crítica Marxista. Pesquisa e publica sobre temas relacionados à situação e à ação dos trabalhadores: crise e recuperação do sindicalismo, classes sociais, reestruturação produtiva, neoliberalismo e precarização do trabalho.
Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Paulo Lima Galo, Paulo Galo ou Galo de Luta, é um motofretista, ativista e artista de rap brasileiro que tem se destacado no Brasil e no exterior como militante do movimento social de trabalhadores em aplicativos desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil em 2020.