2. Panorama Internacional Contemporâneo

Debate: Renda Básica: como implementar e por quê?

As conversas em torno da Renda Básica Universal (RBU) vem se intensificando nos últimos anos. Isso se deve principalmente às transformações do mercado de trabalho que se vê, ano após ano, cada vez mais impactado pelos avanços tecnológicos. Neste debate, propomos uma discussão para nos aprofundarmos nesse tema, e entender quais seriam os mecanismos para implementar tamanho projeto de distribuição de renda.

Na sessão anterior ao debate, exibiremos a coprodução norte-americana e queniana Free Money, que retrata um experimento temporário de renda básica em algumas aldeias do Quênia. Parte de uma iniciativa privada, o filme retrata como as vidas dos moradores das aldeias selecionadas para o projeto são impactadas para o bem e para o mal. O filme vai ser exibido na mesma sala do debate, às 15h30.

O DEBATE “Renda Básica: como implementar e por quê?” acontecerá na sexta-feira, 9 de junho, às 17h00, na Sala 3 do Espaço Itaú de Cinema - Augusta.

Para saber mais sobre a programação da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) ou visite a página da programação.


Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:

Eduardo Suplicy (Debatedor)

Economista com PhD pela Michigan State University e titulo de Doutor Honoris Causa pela Universidade Catolica de Louvain. Professor titular aposentado da EAESP-FGV, é Deputado Estadual de São Paulo e foi Senador de 1991 a 2015, quando apresentou a proposta da Renda Básica de Cidadania, sancionada em lei em 2004.

Leandro Ferreira (Mediador)

Presidente da Rede Brasileira de Renda Básica (RBRB), é mestre em Políticas Públicas e doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp, onde pesquisa transferência de renda e desenvolvimento.

Mônica Dallari (Debatedora)

Jornalista e escritora, tem experiências em veículos como a TV Cultura, Folha de S. Paulo e Jornal da Band. É autora de livros como "Cooperativa dos Vendedores Autônomos do Parque Ibirapuera" e co-autora de "Um jeito de fazer política", com Eduardo Suplicy, com quem escreveu também escreveu "Renda Básica de Cidadania e Quênia" para o Brazilian Journal of Political Economy.