2. Panorama Internacional Contemporâneo

Debate: Reforma Tributária: o que está em discussão

Mais simples, menos burocrática, mais transparente, mais justa: as expectativas em torno da reforma que promete reorganizar o sistema tributário brasileiro e corrigir distorções são grandes. Tida como um dos mecanismos fundamentais para se diminuir a complexidade do nosso sistema tributário e alcançar uma distribuição mais justa, uma grande reforma tributária vem sendo discutida há décadas. No debate “Reforma Tributária: o que está em discussão”, nossos convidados vão traçar um panorama dos principais desafios e propostas.

Na sessão anterior ao debate, exibiremos o filme norte-americano inédito O Sonho Americano e Outros Contos de Fada, que fala da mudança de percepção da sociedade americana dos “gastos” públicos nas últimas 5 décadas, e como isso ajudou a alterar radicalmente a carga tributária. O filme passa às 18h30 na mesma sala 3.

O DEBATE acontecerá na segunda-feira, 12 de junho, às 20h00, na Sala 3 do Espaço Itaú de Cinema - Augusta.

Para saber mais sobre a programação da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) ou visite a página da programação.

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:

Eduardo Fagnani (Debatedor)

Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas desde 1985, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT), coordenador da rede Plataforma Política Social  e editor da Revista Política Social e Desenvolvimento. Foi Coordenador da Pós-Graduação em Desenvolvimento (Área Economia Social e do Trabalho) do Instituto de Economia da Unicamp (2008-2010) e Membro da Congregação do Instituto de Economia da Unicamp (2005-2007).

Luiza Nassif (Debatedora)

Luiza Nassif Pires é diretora do Centro de Pesquisas em Macroeconomia das Desigualdades (Made) da FEA/USP. Ela é Ph.D. em Economia pela The New School for Social Research. É pesquisadora associada do programa Igualdade de Gênero e Economia do Levy Economics Institute do Bard College onde ela foi professora dos programas de pós-graduação em Teoria Econômica e Políticas Públicas. Seus principais temas de pesquisa são economia feminista, economia política intersecional, economia do cuidado e teoria da reprodução social. Seus principais métodos de pesquisa são microeconometria, teoria dos jogos e métodos de insumo-produto.

Fernando Gaiger Silveira (Debatedor)

Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)​ desde 1998. Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP e doutor em Economia pelo IE/Unicamp. Iniciou profissionalmente como Agrônomo do MST (1987/88). Pesquisador da FEE-RS (1991/98), coordenador do CadÚnico-MDS (2008/10. Professor na Unimep (2006), Faciplac (2008/11), UNB (2014/15), CEUB (2015), Unieuro (2015/20), Mestrado do Ipea desde 2013. Bolsista de Pós-Doutoramento na Lyndon B. Johnson School of Public Affairs – Universidade do Texas (2011/13) pelo CNPq e no PPGE da UFF (2017) pelo PNPD-Capes. Atualmente, é Diretor de Desenvolvimento Institucional do Ipea.

Eduardo Sombini (Mediador)

Graduado, mestre e doutorando em geografia na Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador visitante na Université du Québec à Montréal, Canadá (2012 e 2016). Atua na área de geografia humana, com ênfase em geografia econômica, geografia urbana e planejamento urbano e regional, nos seguintes temas: indústrias culturais, produção audiovisual, política urbana, grandes projetos urbanos e revalorização de áreas centrais. Repórter na Ilusttríssima (Folha de São Paulo).