2. Panorama Internacional Contemporâneo

Debate: Racismo Ambiental

A intensificação dos fenômenos climáticos extremos tornou mais evidente a desigual repartição dos ônus e bônus do chamado desenvolvimento econômico e mostrou que a vulnerabilidade tem viés racial. Neste debate será discutido como essas questões estão amparadas pelo conceito de "Racismo Ambiental". "Filhos do Katrina", filme norte-americano que retrata o trauma vivido pela população negra de Nova Orleans durante o Furacão Katrina, será exibido na sessão anterior, às 18h30.

O Debate Racismo Ambiental acontecerá na quinta-feira, 1 de junho, às 20h00, na Sala 3 do Espaço Itaú de Cinema - Augusta.

Para saber mais sobre a programação da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) ou visite a página da programação.

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Amanda Costa (Mediadora)

Amanda Costa é ativista climática, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundou o Instituto Perifa Sustentável. Formada em Relações Internacionais, Amanda foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, LinkedIn Top Voices e Creator, Global Shaper (Fórum Econômico Mundial), TEDx Speaker e hoje atua como apresentadora do #TemClimaParaIsso? um programa sobre crise climática a partir da perspectiva afro-diaspórica.

Ana Sanches (Debatedora)

Mulher negra e praiana, é pesquisadora sobre raça e desigualdades socioambientais, através da ótica do racismo ambiental e ecologismo decolonial. É turismóloga, Mestra em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP e atualmente está como doutoranda no programa de Mudança Social e Participação Política, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, USP Leste. Atua como como assessora de projetos no Instituto Pólis e como ativista no movimento negro e socioambiental brasileiro.

Diosmar Filho (Debatedor)

Geógrafo, Doutorando em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professor e coordenador acadêmico das Especializações Lato Sensu “Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais” e “Direitos Humanos e Contemporaneidade” - UFBA/UAB/CAPES. Exerceu cargos públicos de assessor e coordenador para povos e comunidades tradicionais no Estado da Bahia, nas áreas de gestão das águas, desenvolvimento social e promoção da igualdade racial. Coordenador científico da Associação de Pesquisa Iyaleta, lidera a linha de pesquisa “Desigualdades e Mudanças Climáticas” e a pesquisa “Estratégica sobre Mudanças Climáticas e Desigualdades: qualidade de vida, adaptação e saúde urbana na Amazônia e Nordeste do Brasil (2022-2024)”. Prêmio Esdras de Ensino Jurídico na proposta “História do Direito, Meio Ambiente e Povos e Comunidades Tradicionais” (2020).  Para saber mais: https://diosmarfilho.academia.edu/