Grandes Obras: Uma Inconsequência?
Advogado e empreendedor socioambiental. É fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas. Foi diretor de Políticas Públicas e diretor de Campanhas do Greenpeace no Brasil, fundador e diretor executivo do Instituto Socioambiental (ISA), assessor para temas sociais e ambientais do Ministro da Justiça, José Gregori, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.
Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1997), graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), mestrado em Environment and Development - London School of Economics (2005) e é doutoranda em Administração Pública pela FGV. Tem experiência na área de desenvolvimento e meio ambiente, governança territorial e desenvolvimento local no contexto de grandes obras de infraestrutura, indicadores de desenvolvimento e licenciamento ambiental. Atualmente, é coordenadora do programa Desenvolvimento Local do GVces e da iniciativa Diretrizes para Grandes Obras na Amazônia.
Coordenadora executiva do Fundo Brasil de
Direitos Humanos, é advogada, mestre em direito internacional – ênfase em direitos
humanos – pela American University, de Washington DC (EUA), com formação
complementar em direito internacional público pela Academia de Direito
Internacional de Haia, na Holanda. Especializada em direitos indígenas e
socioambientais, foi diretora executiva da Rainforest Foundation, em Nova York
(EUA), e é também sócia-fundadora e diretora do Instituto Socioambiental (ISA).
Jornalista especializada em temas ambientais. Trabalhou por mais de vinte anos como repórter no programa Repórter Eco, da TV Cultura. Viajou por vários estados brasileiros e participou de coberturas de eventos internacionais como Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Um dos principais nomes da Sociologia do Trabalho no Brasil, é Professor Titular de Sociologia do Trabalho na UNICAMP, e autor, entre outros livros, de Icebergs à Deriva: O Trabalho nas Plataformas Digitais (org., Boitempo, 2024); Capitalismo pandêmico (Boitempo, 2022); Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0 (org., Boitempo, 2020); Privilégio da Servidão (Boitempo, 2020); Os Sentidos do Trabalho (Boitempo, 2000); Adeus ao Trabalho? (ed. Cortez, 2018), entre outros livros. Foi Visiting Professor na Universidade Ca’Foscari (Veneza/Itália); Visiting Research Fellow na Universidade de Sussex (Inglaterra) e Visiting Scholar na Universidade de Coimbra (Portugal). Coordena a coleção Mundo do Trabalho da Boitempo.