3. Estreias Mundiais

Debate: Parceiros da Floresta

Proteger florestas e recuperar os ecossistemas naturais, além de estratégias prioritárias para o combate à crise climática e de biodiversidade, são bons negócios. O documentário Parceiros da Floresta apresenta histórias inspiradoras do potencial econômico, social e ambiental de uma nova economia florestal no mundo, promovida pelas pessoas que vivem na e da terra, e que alia tecnologia com conhecimentos tradicionais para gerar inovação e soluções, aquecendo as economias regionais.

No debate “Marcas da floresta: histórias de negócios baseados na natureza e o potencial da nova economia florestal para o Brasil”, que vai acontecer na sala 3 do Espaço Itaú de Cinema - Augusta, na quarta-feira, 7 de junho, às 20h00, contaremos com a presença de atores que estão desenvolvendo empreendimentos comunitários e fortalecendo cadeias de valor na Amazônia e no Cerrado.

O documentário será exibido na sessão anterior, às 19h00.

Para saber mais sobre a programação da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e visite a página da programação.

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Alessandra Karla da Silva (Debatedora)

É coordenadora executiva e fundadora do Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado - CEDAC, uma entidade  que atua no Cerrado, Amazônia e Caatinga no apoio a estratégias comunitárias rurais mais inclusivas, igualitárias e sustentáveis. Pelo CEDAC, presta assessoria técnica à Coopcerrado, uma das principais cooperativas de produtos do bioma. Alessandra é engenheira agrônoma e especialista em Gestão de Programas de Reforma Agrária.

Bruna Dayanna Ferreira de Souza (Debatedora)

Desde 2014 é coordenadora e membro da diretoria da Rede de Sementes do Xingu, a maior e mais diversa rede brasileira de coleta e vendas de sementes para reflorestamento da Amazônia e do Cerrado. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina. Trabalha desde 2011 no Instituto Socioambiental (ISA) em Canarana-MT.

Fabíola Zerbini (Debatedora)

É a Diretora de Florestas, Uso da Terra e Agricultura do WRI Brasil com mais de 25 anos no campo socioambiental, especialmente na promoção de cadeias de valor e na catalização de parcerias público-privadas para o desenvolvimento econômico, integrado e sustentável de territórios-chave da América Latina em relação à agenda de agricultura, florestas e uso da terra. Possui graduação em Direito, especialização em Educação para Sociedades Sustentáveis (Esalq-USP) e doutorado em Ciências Ambientais (Procam/USP).

Leila Harfuch (Debatedora)

Sócia-gerente e pesquisadora sênior da Agroicone, com 16 anos de experiência em análises quantitativas e qualitativas aplicadas à agropecuária e uso da terra, agricultura familiar, comércio internacional, mudanças do clima e sustentabilidade. Economista, foi pesquisadora visitante na University of Illinois, possui doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP e pós-doutorado em Economia pela FGV-SP.

Marcio Sztutman (Mediador)

Biólogo com mestrado em Ciências Florestais e 25 anos de atuação na Amazônia e em outros biomas brasileiros. Possui expertise em conservação ambiental, desenvolvimento rural, agricultura sustentável, povos indígenas, desenvolvimento de negócios e investimentos de impacto positivo. Atualmente, é Diretor da Palladium no Brasil, liderando programas como o Partnerships for Forests (P4F) na América Latina.