Semana do Meio Ambiente

Para Onde Leva a Transamazônica?

Inauguramos a Mostra Ecofalante de Cinema – Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia com um debate sobre a série exclusiva HBO Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado, dirigido por Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel. A série de 6 episódios retoma o trajeto que Jorge Bodanzky e Orlando Senna trilharam no seminal Iracema, Uma Transa Amazônica, mais de quarenta anos antes, numa excursão transversal que revelou ao resto do Brasil e ao mundo a maior floresta tropical e o –então– mais recente megaempreendimento do governo militar brasileiro: a Transamazônica.

A partir de quinta-feira, 3 de junho, cada um dos 6 episódios será disponibilizado de forma gratuita –um por dia, por 4 horas– a partir das 20h00 até a meia noite.

Assista ao primeiro episódio “Tudo Começa no Mar do Nordeste” na quinta-feira, 3 de junho, das 20h00 à meia noite.

Não perca a programação da Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia, que apresenta uma seleção de filmes que abordam diferentes temas.

Clique aqui para baixar o folder interativo.


SOBRE O DEBATE:

Na quinta-feira 3 de junho, às 19h00 (horário de Brasília), nossos convidados debatem sobre a série exclusiva HBO “Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado” e o momento atual que a Amazônia está atravessando.

O debate será transmitido ao vivo pelo canal YouTube da Mostra Ecofalante (link acima). Já é possível acionar o lembrete.  

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Jorge Bodanzky (Convidado)

Jorge Bodanzky é cineasta e fotógrafo. Estudou arquitetura na UNB e cinema na Alemanha nos anos 1960. Dirigiu clássicos como Iracema, Uma Transa Amazônica (1974), Jari (1979) e O Terceiro Milênio (1980). Também atuou como diretor de fotografia em Hitler, IIIº Mundo (José Agrippino de Paula, 1968) e O Profeta da Fome (Maurice Capovilla, 1969), entre outros. Trabalhos recentes, a série exclusiva HBO Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado, Ruivaldo, O Homem Que Salvou a Terra, e Utopia Distopia. Atualmente, assina uma coluna em vídeo para a revista Zum do Instituto Moreira Salles e na revista amazonialatitude.com da Florida State University.

Fabiano Maciel (Convidado)

Fabiano Maciel (Porto Alegre, 1965) é diretor e roteirista de documentários e programas de televisão. Seus principais filmes são: Oscar Niemeyer, a Vida é um sopro (2005), Galáxias (2013) e Sambalanço, a Bossa que Dança (2019). Foi para a Amazônia pela primeira vez em 1989, para filmar os cavalos selvagens de Roraima, junto com o diretor Sergio Bernardes e desde então voltou inúmeras vezes . Atualmente está finalizando seu novo longa, o documentário Quando o Brasil era Moderno.

João Moreira Salles (Convidado)

João Moreira Salles é documentarista. Dirigiu, entre outros, Notícias de uma Guerra Particular, Entreatos, Santiago e No Intenso Agora. De 1999 em diante, produziu todos os filmes de Eduardo Coutinho. Em 2006 fundou a revista piauí, da qual é editor. Em 2016, junto com sua mulher Branca, criou o Instituto Serrapilheira, de apoio à ciência.

Danicley de Aguiar (Convidado)

Atua há mais de 20 anos com movimentos sociais, populações indígenas e ribeirinhas na Amazônia. É engenheiro agrônomo, especialista em Planejamento do Desenvolvimento Regional e Campaigner Senior de Floresta no Greenpeace Brasil.

Alessandra Korap (Convidada)

Alessandra Korap, 37 anos e mãe de 2 meninos, é uma líder do povo Munduruku que nasceu e cresceu na aldeia Praia do Índio, médio rio Tapajós, município de Itaituba. Atua desde 2015 junto às associações, aos caciques, guerreiros e guerreiras de seu povo, na resistência contra projetos de infraestrutura e logística que afetam diretamente os territórios e as comunidades Munduruku; contra proposições legislativas e medidas administrativas contrárias aos direitos indígenas e à proteção ambiental; e na proteção das terras Munduruku contra invasões e atividades predatórias, atualmente lutando pela demarcação da TI Sawre Muybu conhecida como Daje kapap Eipi e TI Sawre Ba’pim . Em 2019, iniciou o curso de Direito na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Flavia Guerra (Mediadora)

É documentarista e jornalista. Editora do TelaTela (@telatelablog), especializado em cinema e TV; apresenta o podcast “Plano Geral”, com Thiago Stivaletti; é colunista de cinema da @radiobandnewsfm e tem vasta experiência na cobertura de grandes festivais de cinema.