Debate sobre "Não Existe Almoço Grátis"
29 de dezembro, 2022. Na Esplanada dos Ministérios a montagem do palco da posse está em curso. Enquanto isso, em Sol Nascente, mutirões e obras marcam a paisagem das ruas pelas quais Bizza, Socorro e Juraide caminham: uma área conquistada pelo MTST para a construção de moradias. Lá, além de terem erguido a Cozinha Solidária e sua horta comunitária, formaram laços que mudaram as suas vidas. Essa história é contada em Não Existe Almoço Grátis, documentário de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel que terá sua estreia em São Paulo na Mostra Ecofalante.
O documentário será exibido na sessão anterior, às 17h00.
Para saber mais sobre a programação da Mostra, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) ou visite a página da programação.
O debate vai acontecer na sala 2 do Reserva Cultural no domingo, 4 de agosto, às 18h30.
Além da presença das protagonistas do filme Bizza Araújo,
Socorro Rodrigues e Jurailde Alves, e dos diretores Marcos Nepomuceno e
Pedro Charbel, contaremos com as seguintes convidadas:
Uma das mais renomadas chefs de cozinha do país e militante de uma alimentação saudável, sem veneno e acessível para todos. Além do Clandestino, desde 2020, é responsável pela cozinha do Cuia Restaurante, na Livraria Megafauna do edifício Copan. Foi apresentadora do “Food Connection” e do “Receitas de Viagem”, e participou do Iron Chef da Netflix.
Moradora do Capão Redondo, é coordenadora nacional do MTST e presidenta do PSOL no estado - a primeira mulher negra a ocupar esse posto. Canditada a vereadora, é mãe de quatro filhos, e já trabalhou como cozinheira e professora. É uma das idealizadoras do projeto das Cozinhas Solidárias e fundou a primeira delas na capital paulista em 2021.
Deputada estadual e primeira trabalhadora doméstica eleita deputada no estado de São Paulo. Coordenadora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, fundadora do Movimento Negro Raiz da Liberdade e Madrinha das Cozinhas Solidárias do MTST.