6. Sessão Especial

Debate: Mulheres na Conservação

O Projeto Mulheres na Conservação é uma inciativa multiplataforma idealizada pela jornalista Paulina Chamorro e o fotógrafo João Marcos Rosa, na qual são relatadas as trajetórias de mulheres pesquisadoras à frente dos principais projetos de conservação de fauna e áreas no Brasil. O trabalho dessas cientistas, além da comprovada recuperação das espécies de estudo, também tem transformado as regiões onde desenvolvem suas pesquisas. Ao mostrar a determinação e o trabalho destas profissionais pela natureza do Brasil, o Projeto espera servir de inspiração às novas gerações de pesquisadoras, biólogas, estudantes, guarda-parques, guias, educadoras, ou qualquer outra profissão que queiram.

No debate “Mulheres na Conservação”, que vai acontecer na sala 3 do Espaço Itaú de Cinema - Augusta, na segunda-feira, 5 de junho, às 20h00, contaremos com a presença da codiretora e parte do elenco. O documentário homônimo vai ter sua estreia na sessão anterior, às 19h00.

Para saber mais sobre a programação da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e visite a página da programação.

Para a discussão, contaremos com as seguintes convidadas:

Flávia Miranda (Debatedora)

Médica veterinária, pós graduada em Manejo de Fauna pela Universidade de Tolima (Colômbia) e em Cínica Médica pela Universidade Santo Amaro. Mestre em ecologia pela Universidade de São Paulo-USP. Doutoranda em Zoologia na UFMG. Membro do Grupo de Especialistas em Xenarthros da IUCN (Anteater, Sloth and Armadillo Specialist Group- IUCN). Atua na área de manejo e conservação de animais selvagens. É fundadora e presidente do Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás do Brasil.

Paulina Chamorro (Mediadora)

Jornalista com mais de duas décadas na cobertura de temas socioambientais, foi responsável pela criação de projetos e estratégias de comunicação ambiental por mais de dez anos no Grupo Estado; apresentou programas pioneiros no radio sobre temas ambientais, na Rádio Eldorado, onde também foi coordenadora de projetos especiais de sustentabilidade. Recebeu duas vezes o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, como melhor programa de rádio. Em 2016 recebeu a Medalha João Pedro Cardoso, condecoração do Governo do Estado de São Paulo, a única distinção ambiental do país, pela atuação na comunicação sobre cultura e meio ambiente. Tem o podcast Vozes do Planeta (no ar desde 2016), é uma das idealizadoras da Liga das Mulheres pelos Oceanos, um movimento feminino de luta pela conservação dos mares, e colaboradora fixa da National Geographic Brasil desde 2017. Mulheres na Conservação é seu filme de estreia.

Juliana (Juli) Hirata (Debatedora)

Bióloga e ciclista. Mestre em Biodiversidade vegetal e meio Ambiente pelo Instituto de Botânica (2006), consultora na área de meio ambiente com ênfase na gestão de áreas naturais protegidas. Desde 2016, empreende o projeto "Extremos das Américas", que a levou a percorrer de bicicleta toda a extensão do continente americano, parando em parques de conservação e conhecendo as pessoas que se dedicam à conservação. 

Heloísa Dias (Debatedora)

Secretária executiva da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Formada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (FAFICH), possui especialização em Análise Econômica Regional e Urbana pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG). Foi Membro da Coordenação do Programa Floresta Atlântica – Fase I Serra do Mar- PNMA /BIRD /CEMA- Setembro /1987 à Janeiro de 1988 e Presidente da ACAPEMA (Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente) pelo período de 1986-1988. Em 1995, foi nomeada Secretária Estadual Adjunta do Meio Ambiente - Espírito Santo e ainda atuou como assessora da Presidência e Gerente da Unidade Ambiental da CESAN/ES 1995 a 1999. Foi Coordenadora Técnica da OSCIP Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica IA-RBMA-2000/2010 e Coordenadora do Colegiado Mar e do Programa de Mosaicos e Corredores Ecológicos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Instituto Amigos da RBMA-2009/2010.