Debate sobre "Cinzas da Floresta"
Notícias de queimadas se intensificaram nos últimos anos, culminando em
2019, no Dia do Fogo. O problema das queimadas, no entanto, sempre
existiu e está longe de ser resolvido. Para enfrentar o duplo desafio
das mudanças climáticas e práticas criminosas, a Rede Nacional de Brigadas Voluntárias foi criada por dezenas de grupos voluntários espalhados pelos vários biomas do país. O projeto multimídia Cinzas da Floresta, do qual o filme homônimo dirigido por André D’Elia em colaboração com Mundano faz parte (Brasil, 2023, 77'), é um tributo a esses indivíduos.
Para saber mais sobre a programação da Itinerância Jacareí da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e visite a página da programação.
A exibição do filme, que acontecerá no sábado, 16 de setembro, às 19h30, na Sala Mário Lago, será seguido de um debate com as seguintes convidadas:
Cínthia Mara é Mestranda em Políticas Públicas (UMC), Especialista em Educomunicação pela (UNYLEYA). Tecnóloga em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela (FATEC Jacareí). Tecnóloga em Radiologia Médica (UBC). Pesquisadora bolsista pela CAPES e Instituto Ecofuro na linha de pesquisa de Meio Ambiente, Políticas Públicas e Dinâmicas Sociais. Atualmente é Diretora de inovação da Nós Educomunicamos e Coordenadora de Comunicação Institucional no Instituto Suinã*, contribuindo na elaboração de estratégias de comunicação e de materiais educomunicativos nas linhas de atuação de Educação Ambiental, Fortalecimento e Mobilização Social, Conservação e Manejo de Biodiversidade. Produtora executiva da Websérie “Pensando diferente” pela Moeté Filmes.
Isabella Siqueira é artista visual, muralista e arte-educadora (Jambeiro, 1999). Licencianda em Artes visuais pela Universidade do Vale do Paraíba, faz parte do duo Antúrio*, onde desenvolve murais e obras. Gosta de utilizar experimentações mistas em suas obras como pintura, xilogravura, geotinta e aplicações diversas em tecido e bordados. Tem uma pesquisa em andamento direcionada a cultura popular e a identidade brasileira presente no cotidiano, se esbarrando em encontros geracionais.
*Antúrio: Antúrio é um duo formado pelos artistas valeparaibanos Isabella Siqueira e Douglas Reis. Ela, nascida em Jambeiro e ele, de Jacareí. Juntos, utilizando de técnicas como pintura, gravuras, desenho e arte têxtil desenvolvem uma pesquisa visual baseada nos signos e elementos cotidianos brasileiros. A dupla também desenvolve projetos de arte educação envoltos em narrativas afetivas conectadas ao território.