Debate: ISA 30 anos
Parte da celebração do aniversário de 30 anos do Instituto Socioambiental (ISA), o documentário Mapear Mundos, com Beto Ricardo, Fany Ricardo e direção de Mariana Lacerda, revisita a história recente de nossa jovem democracia.
O longa-metragem articula imagens e vídeos do arquivo histórico do
ISA com testemunhos atuais para rememorar os passos dados por
organizações da sociedade civil na luta pela garantia dos direitos
indígenas no Brasil.
No debate “ISA 30 Anos”, que vai acontecer na sala 2 do Reserva Cultural no sábado, 3 de agosto, às 17h30, contaremos com a presença da diretora do filme Mapear Mundos e alguns dos que participaram da história do ISA.
O documentário vai estrear na sessão anterior, às 16h00.
Para saber mais sobre a programação da Mostra, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) ou visite a página da programação.
Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
André Fernando Baniwa é liderança política do seu povo e referência no movimento indígena do Alto Rio Negro, empreendedor social e escritor, no Amazonas. Em 2015 foi um dos representantes dos povos indígenas brasileiros na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas e desde então, é referência em debates onde expõe as percepções e experiências dos povos indígenas no contexto das mudanças climáticas. Atualmente coordena o Departamento de Promoção da Política Indigenista do Ministério dos Povos Indígenas, em Brasília.
É cineasta documentarista, dirigiu o filme Mapear Mundos em colaboração com o ISA.
Indigenista, é presidente do Conselho Diretor do Iepé e vice-presidente do Instituto Socioambiental (ISA).