Especial Xingu 60 Anos

DEBATE Parque Indígena do Xingu (PIX): Origens

O Especial Xingu 60 Anos é um tributo à luta de não indígenas e indígenas, que após anos de combate à expulsão forçada e massacres de povos indígenas na região do Xingu, resultou na criação, em 1961, do Parque Indígena do Xingu (PIX), hoje chamado de Terra Indígena do Xingu (TIX) por seus habitantes.

Neste primeiro debate, organizado em parceria com o ISA (Instituto Socioambiental), convidamos líderes indígenas e especialistas que trabalham em conjunto com os povos do TIX para falarem sobre a importância da criação do parque – na época, a primeira grande extensão de terra do país reservada para a ocupação e uso exclusivo de diferentes etnias; os obstáculos e resistências para a sua criação e os desafios atuais.

Os 31 filmes podem ser assistidos de forma gratuita e online a partir de nosso site. Veja a programação aqui. Para acompanhar a programação diária, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram).

SOBRE O DEBATE:

Na quinta-feira, 2 de dezembro, às 18h00, nossos convidados vão falar sobre as origens da Terra Indígena do Xingu e desafios atuais.

Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (canal YouTube da Mostra Ecofalante).

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:

André Villas-Bôas (Debatedor)

Indigenista formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atuou na Fundação Nacional do Índio (FUNAI), posteriormente no Ministério da Reforma Agrária e no CEDI (Centro Ecumênico de Documentação e Informação) como Coordenador de Programas para Povos Indígenas. Hoje é diretor do Instituto Socioambiental (ISA).

Bruna Franchetto (Mediadora)

Graduou-se em Filosofia pela Università degli Studi di Roma La Sapienza. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é professora titular da UFRJ, docente dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional e em Linguística. É membro da Comissão Técnica do Inventário Nacional da Diversidade Linguística-INDL (IPHAN, Ministério da Cultura). Pesquisadora bolsista do CNPq (1b), coordena o NuPeLi (Núcleo de Pesquisas Linguísticas), no âmbito do PPGAS-MN-UFRJ, e o GELA (Grupos de Estudos em Linguística e Antropologia, CNPq). Coordena, com o antropólogo Carlos Fausto, o Projeto de Extensão Documenta Kuikuro (DKK), cujos parceiros são a Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu (AIKAX) e o Coletivo Kuikuro de Cinema.

Mairawê Kaiabi (Debatedor)

Mairawê Kaiabi, líder do povo indígena Kawaiwete (Kaiabi).

Megaron Txucarramãe (Debatedor)

Líder kayapó.