1. Mostra Histórica: Fraturas (pós-)coloniais e as Lutas do Plantationoceno

Debate: Fraturas (pós-)coloniais e as Lutas do Plantationoceno

A Mostra Histórica "Fraturas (pós-)coloniais e as Lutas do Plantationoceno" reúne este ano dentro da 12ª Mostra Ecofalante uma seleção de obras cinematográficas realizadas entre 1966 e 1984, momento prolífico para o cinema militante e engajado. São obras produzidas em três continentes, sobretudo África e América Latina que, de diferentes formas, denunciam o rastro de destruição de um modelo sócio-econômico predatório adotado em escala planetária. O cinema esteve (e está) atento às lutas e formas de resistência que se organizam a partir desse lugar da injustiça histórica que continua a se reproduzir.

Para discutir esse conjunto de filmes, convidamos especialistas em história e estética do cinema, que falarão sobre como essa linguagem se posicionou, aderiu e incorporou esteticamente as formas de resistência possíveis dentro do Plantationoceno.

Para saber mais sobre a programação da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (
Facebook e Instagram) ou visite a página da programação.

O debate vai acontecer na sala 3 do Espaço Itáu de Cinema - Augusta, no sábado, 3 de junho, às 17h00, e contaremos com os seguintes convidados:

Carolina Amaral de Aguiar (Debatedora)

Realizou um doutorado em História Social e um pós-doutorado em Cinema na Universidade de São Paulo (USP). Publicou e organizou vários artigos, capítulos e livros sobre as relações entre História e Cinema, entre eles destaca-se a obra "O cinema latino-americano de Chris Marker" (Alameda, 2015). Atualmente, é professora de História da América da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Gilberto Alexandre Sobrinho (Debatedor)

Professor de Cinema, TV e Vídeo no Instituto de Artes da Unicamp. Tem livros e artigos publicados em diferentes editoras e revistas acadêmicas. Realizador de cinema e audiovisual, com ênfase no formato documentário. Curador e crítico de cinema e artes visuais em diferentes mostras, festivais e exposições.

Liciane Mamede (Mediadora)

Liciane Mamede é doutoranda do programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp. Possui mestrados em Valorização do Patrimônio Cinematográfico pela Universidade Paris 8 e em Imagem e Som pela UFSCar. Já programou e produziu diversas mostras e ciclos cinematográficos para instituições como Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural São Paulo, Sesc-SP. Foi programadora do Cine Olido entre 2011 e 2012. Desde 2012, faz parte da equipe de curadoria da Mostra Ecofalante de Cinema.

Mariana Duccini (Debatedora)

Mariana Duccini é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com estágio de pós-doutorado junto ao Departamento de Multimeios da Unicamp, onde atuou como pesquisadora colaboradora. É co-organizadora da obra Genecine -- Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais em Perspectivas Contemporâneas (volumes 2 e 3) e autora de capítulos de livros e artigos em periódicos científicos.