Panorama Histórico: Retrospectiva Werner Herzog

Werner Herzog: Homem X Natureza

Um dos nomes mais importantes da história do cinema alemão e um dos cineastas mais originais e polêmicos de todos os tempos, Werner Herzog está no centro do Panorama Histórico deste ano. A programação está concentrada no Espaço Itaú, além de uma sessão 3D no Reserva, e reprises no CCSP.

No total, estão reunidos 18 títulos dirigidos pelo visionário diretor germânico, considerado pela crítica especializada como obsessivo em seus temas recorrentes, com destaque para sua peculiar visão das relações, sempre extremas e audaciosas, entre o homem e a natureza. 

Para conversar sobre a majestosa produção de Herzog, nossos convidados debatem "Werner Herzog: Homem X Natureza", às 19h30, no Espaço Itaú.

Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:
Gabriel Tonelo

Gabriel Tonelo é Doutor em Multimeios pelo Departamento de Cinema da Universidade Estadual de Campinas. Entre 2015 e 2016, atuou como Fellow do Departamento Visual and Environmental Studies (VES) da Universidade Harvard (Cambridge, MA). É Mestre em Multimeios pela UNICAMP, com dissertação sobre a obra documentária de Werner Herzog, e graduado em Midialogia pela mesma universidade. Também é realizador audiovisual, com enfoque na produção de documentários.

Ana Paula Souza

Jornalista especializada em audiovisual e políticas culturais, Ana Paula Sousa é mestre em Indústrias Culturais e Criativas pelo King’s College, de Londres, e doutoranda em Sociologia da Cultura, pela Unicamp. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, foi redatora-chefe da Harper's Bazaar, editora de Cultura da revista CartaCapital, repórter do caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo, colunista da Band News FM e do jornal O Globo. Integra os comitês de seleção da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival É Tudo Verdade.

Cristina Amaral

Cristina Amaral é montadora paulista formada em cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Trabalhou com vários diretores do cinema brasileiro e foi premiada em vários Festivais. A partir do filme Alma Corsária, estabeleceu uma longa e profícua parceria com o diretor Carlos Reichenbach, para quem montou diversos filmes. Desde 1997, coordena junto a Andrea Tonacci – seu companheiro de cinema e de vida –, a produtora Extrema Produção Artística. Para ele montou vários filmes, entre outros Jouez Encore, Óculos Para Ver Pensamentos, Para Ver TV Tem que Ficar Ligado, Benzedeiras de Minas, Serras da desordem, entre outros.

Luiz Carlos Merten

Luiz Carlos Merten é jornalista e crítico de cinema. Passou pelos jornais Folha da Manhã e e Diário do Sul. Atualmente escreve matérias e críticas no jornal O Estado de S.Paulo. É autor do livro "Anselmo Duarte: O Homem da Palma de Ouro", publicado pela Imprensa Oficial e "Cinema - Entre a realidade e o artifício".