2. Panorama Internacional Contemporâneo

Debate: Como conter o desmatamento

O último estudo divulgado pela Global Forest Watch mostra que o Brasil lidera o ranking mundial de desmatamento florestal. De acordo com a organização, o país perdeu cerca de 1,5 milhão de hectares de bioma nativo em 2021. Certamente, o problema não é de hoje, mas a urgência de conter o desmatamento o quanto antes nunca foi maior. No debate “Como conter o desmatamento“, os convidados falam sobre o tamanho do desmonte ambiental dos últimos anos e os novos desafios para enfrentar a escalada do desmatamento com celeridade.

Na sessão anterior ao debate, exibiremos o filme ”Delikado“, filme que retrata um grupo de ativistas que arriscam suas vidas para protegerem a última floresta virgem de uma ilha das Filipinas. O filme passa às 18h15, na mesma sala do debate.

O DEBATE “Como conter o desmatamento” acontecerá na terça-feira, 13 de junho, às 20h00, na Sala 1 do Espaço Itaú de Cinema - Augusta.

Para saber mais sobre a programação da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (
Facebook e Instagram) ou visite a página da programação.

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Daniela Chiaretti (Mediadora)

Daniela Chiaretti é repórter especial de Ambiente do Valor Econômico desde 2005 e tem feito a cobertura das grandes conferências ambientais das Nações Unidas. Foi editora-chefe da revista "Marie Claire" e trabalhou na "Gazeta Mercantil", "Folha de S. Paulo", "Veja" e "UOL". Ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental em 2011 com reportagem feita em viagem ao Ártico, em julho de 2010. Em 2019, o governo francês lhe concedeu o título de "Chevalier" da Ordem Nacional do Mérito.

Suely Araújo (Debatedora)

Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UNB), foi Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA de 2016 a 7 de janeiro de 2019 e Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados de 1991 a fevereiro de 2020, com atuação nas áreas de meio ambiente e direito ambiental, urbanismo e direito urbanístico. Atualmente é Professora do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP-SP)  e Especialista Sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima .

Marcos Reis Rosa (Debatedor)

Doutor (2021) pela Geografia Física da FFLCH da USP (Universidade de São Paulo). Tem mais de 20 anos de experiência na área geoprocessamento, cartografia digital e sensoriamento remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, monitoramento e meio ambiente. Coordenador Técnico do Projeto MapBiomas, Responsável técnico pelo Atlas dos Remanescentes Florestais da SOS Mata Atlântica/INPE e responsável técnico - ArcPlan S/C Ltda e professor permanente na área de Ciências Ambientais da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).