Cidades

Combates Urbanos e o Legado de Jane Jacobs

Este ano a temática “Cidades” traz cenas constantes de destruição e reconstrução que moldam as cidades ao redor do mundo.
O filme "Cidadã Jane: A Luta pela Cidade", exibido às 18h30 logo antes do debate, retrata o momento da abertura de grandes "artérias" em NY para a melhor locomoção dos automóveis, e a resistência a esse processo que descaracterizaria diversas zonas da cidade. O legado desta luta e sua principal personagem serão debatidos em "Combates Urbanos e o Legado de Jane Jacobs.

O Debate será mediado pela jornalista Mariana Barros*, e irá acontecer no Reserva Cultural, no dia 8 de junho, sexta, às 20h00.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:
João Whitaker

Graduado em Arquitetura e Urbanismo, e em Economia, é Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998), Doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAU USP 2003) e Livre-Docente pela FAU USP (2013). Foi Secretário de Habitação do Município de São Paulo em 2016. É professor, desde 2000, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde coordena também o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab).

Renato Cymbalista

Arquiteto e urbanista, Professor Livre-Docente da FAU-USP. É diretor da Casa do Povo e presidente do Instituto Pólis. Integra o Laboratório para Outros Urbanismos da FAU-USP. Coordena o grupo de pesquisa Lugares de Memória e Consciência (USP/CNPq).

Beatriz-Kara José

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de arquitetura e planejamento urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação, reabilitação urbana, intervenções em áreas centrais e políticas intersetoriais voltadas para superação da vulnerabilidade sócio-espacial.

Mariana Barros

Mariana Barros é jornalista com passagens pelas redações de Folha de S. Paulo, Veja São Paulo, Veja, Wish Casa e Arquitetura e Urbanismo (aU). É colaboradora de O Estado de S. Paulo e cofundadora da plataforma sobre cidades Esquina.