Debate sobre "Filhos do Katrina"
Para saber mais sobre a programação da Itinerância Brasília da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e visite a página da programação.
O filme, que vai ser exibido na quinta-feira, 13 de setembro, às 19h00, no Anfiteatro 9 da UnB, será seguido de um debate com os seguintes convidados:
Caena Rodrigues é Pesquisadora e Assessora Técnica com atuação em contextos de direitos humanos, justiça ambiental e social em contexto de Reparação de Danos decorrentes de conflitos de Racismo Ambiental. Psicóloga formada pela UFBA, é Especialista em Saúde da População do Campo pela UPE e Mestranda do programa de Sustentabilidade junto a Povos e Comunidades Tradicionais da UnB. Atua também há mais de dez anos como educadora social e gestora de projetos na Associação Comunitária Universidade da Reconstrução Ancestral Amorosa- UNIRAAM. Sendo assim, ao longo da sua história de vida teve como berço de formação, os movimentos de luta por direitos da população negra e a cultura de matriz africana. Com experiência de trabalho em diversos territórios, atuando junto a comunidades negras periféricas de centros urbanos, comunidades quilombolas e população negra no geral, atingidas por barragem de mineração, entre outras.
Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UNB), foi Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA de 2016 a 7 de janeiro de 2019 e Consultora Legislativa da Câmara dos Deputados de 1991 a fevereiro de 2020, com atuação nas áreas de meio ambiente e direito ambiental, urbanismo e direito urbanístico. Atualmente é Professora do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP-SP) e Especialista Sênior em Políticas Públicas do Observatório do Clima .
Filho do Cerrado Maranhense, tem 23 anos, formado em História com o pezinho nas áreas de Antropologia e Gestão Ambiental e Territorial. Sua luta no Ativismo Socioambiental começa não como escolha, mas como necessidade para adiar seu próprio fim do mundo. Atualmente é membro da Diretoria Executiva do Engajamundo, trabalhando diretamente com as áreas de Território, Comunidade e Segurança. É também Articulador Nacional do Movimento A vida no Cerrado, e do Jovens Pelo Clima Brasil.