Itinerância Brasília

Debate sobre "Injustiça Climática"

O filme norte-americano "Injustiça Climática" (EUA, 2018, 82'), de Judith Helfand, revisita um episódio pouco lembrado na história recente dos Estados Unidos: em 1995, a pior onda de calor registrada no país matou 739 pessoas – a maioria idosos e negros –. Essa investigação leva a diretora a se aprofundar no tema do racismo ambiental e nas suas consequências nefastas para a sociedade americana até os dias de hoje.

Para saber mais sobre a programação da
Itinerância Brasília da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e visite a página da programação.

O filme, que vai ser exibido na segunda-feira, 11 de setembro, às 16h00, no Anfiteatro 10 da UnB, será seguido de um debate com os seguintes convidados:

Diego Lindoso (Debatedor)

Professor adjunto do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB) e desenvolve pesquisa na interface entre mudança climática e desenvolvimento sustentável, com ênfase em impactos, adaptação e vulnerabilidade

Marcos Sorrentino (Debatedor)

Professor e Ambientalista, atualmente é Diretor de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Marie Paule (Debatedora)

Pesquisadora do Institut de Recherche pour le Développement, instituto público francês de pesquisa científico e tecnológico.

Renata Camargo (Mediadora)

Jornalista especializada em política ambiental e articuladora política com mais de 15 anos de experiência na área. Foi coordenadora política nas ONGs Greenpeace e WWF. Atualmente é mestranda do CDS/UnB, sendo também pesquisadora do Laboratório de Política e Sustentabilidade do CDS e membro do grupo de pesquisa de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) do departamento de Sociologia da UnB.