Itinerância Brasília

Debate sobre "O Canto do Rio" + "Lavra"

A estreia do curta "O Canto do Rio" (Brasil, 2023, 13'), de André Pacheco Cardoso dos Santos, Carolyne de Souza, Paulo José da Silva Gonçalves e Rafael Nogueira Costa na Itinerância Brasília, inaugura o lançamento do 12ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde*. O curta será exibido junto com "Lavra" (Brasil, 2021, 101'), de Lucas Bambozzi (Prêmio do Público na categoria longa-metragem da Competição Latino-Americana da 11ª Mostra Ecofalante de Cinema), longa que revisita o desastre de Mariana, um dos maiores crimes ambientais da história do país.

*O Circuito Tela Verde (CTV) é uma iniciativa do Departamento de Educação e Cidadania Ambiental, da Secretaria Executiva do MMA, e tem por objetivo discutir desafios e propostas para as questões socioambientais do país, bem como divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental por meio da linguagem audiovisual, contribuindo com a construção de valores culturais voltados à sustentabilidade.


Para saber mais sobre a programação da
Itinerância Brasília da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e visite a página da programação.

A exibição dos dois filmes, que acontecerá na terça-feira, 12 de setembro, às 18h00, no Anfiteatro 9 da UnB, será seguido de um debate com os seguintes convidados:

Maurício Angelo (Debatedor)

Fundador e diretor do Observatório da Mineração. Pesquisador vinculado ao Centro de Desenvolvimento Sustentável. (CDS/UnB). Eleito um dos três jornalistas mais relevantes do Brasil no setor de Mineração, Metalurgia e Siderurgia pelo Prêmio Especialistas de 2022 e 2021.

Mauro Capelari (Mediador)

Professor adjunto do CDS/UnB e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável (PPGCDS/UnB).

Rafael Nogueira Costa (Debatedor)

Diretor do curta "O Canto do Rio", é graduado em biologia, mestre em engenharia ambiental e professor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem),  da UFRJ-Macaé.

Eulina Marques (Debatedora)

Gestora ambiental, mestranda no Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Tem perfil em gestão e articulação nas esferas do serviços públicos. Atua desenvolvendo pesquisas sobre saúde e mineração. É militante do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração - MAM.