Debate sobre "Aqui en la Frontera"
Filmado na fronteira entre o Brasil e a
Venezuela em meio a uma das maiores crises migratórias da América
Latina, o longa brasileiro "Aqui en la Frontera" (2022, 86'), de Daniel Tancredi e Marcela Ulhoa, conta a história de três venezuelanos com
vivências de acolhida bem distintas. Um retrato contemporâneo da migração no Brasil.
Para saber mais sobre a programação da Itinerância Brasília da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e visite a página da programação.
O filme, que vai ser exibido na sexta-feira, 15 de setembro, às 16h00, no Anfiteatro 10 da UnB, será seguido de um debate com os seguintes convidados:
Diretor do filme “Aqui en la Frontera”. Começou a carreira em São Paulo, em 2012, onde trabalhou em parceria com importantes produtoras de cinema e de conteúdo para internet, como a Heco Produções, Estiligue Filmes, Candela Filmes, Big Bonsai, Fotocontexto, entre outras. Como fotógrafo, atuou em obras para TV e cinema, com destaque para a série História da Alimentação Brasileira (2016), o curta ficção Rabiola (2021) e o documentário O Bom Cinema (2020). Daniel é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós graduado em fotografia pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP)
Doutora em Antropologia, pós-doutora em bioética e Coordenadora do projeto de extensão Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas (OBIND) do Departamento Estudos Latino-Americanos (UnB).
Diretora do filme “Aqui en la Frontera”. É jornalista pela UnB, com mestrado em literatura pela UFRR, tendo desenvolvido sua pesquisa a partir dos diários íntimos de uma mulher venezuelana no Brasil. Com dez anos de experiência na região amazônica, trabalhou com migrantes, refugiados e população indígena em Roraima. Atuou em agências da ONU, governo e terceiro setor. No cinema, tem experiência como produtora e pesquisadora. "Aqui en La Frontera" é seu primeiro filme como diretora.
Professor e Pesquisador no SEDF/UnB, Doutorando em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional/UnB.
Mãe, bióloga, professora do ensino superior na UESB - BA. É ativista socioambiental e atua em defesa do direito à vida em sua totalidade e diversidade.