Debate sobre "Amazônia, Arqueologia da Floresta"
As pesquisas arqueológicas na Amazônia têm se intensificado nas últimas décadas. Novos sítios são descobertos periodicamente, mostrando que a floresta era densamente ocupada por diversos povos antes da chegada dos portugueses. Essa história que a arqueologia nos conta não faz parte do imaginário da população brasileira e tem pouca repercussão na mídia. No debate sobre "Amazônia, Arqueologia da Floresta", que vai acontecer na quarta-feira, 7 de agosto, às 19h30 no Reserva Cultural, nossos convidados vão conversar sobre esses processos de ocupação recentes e antigos e o que essas descobertas arqueológicas têm a nos ensinar.
O primeiro episódio da segunda temporada da série terá a sua pré-estreia na sessão anterior, às 18h30.
Para saber mais sobre a programação da Mostra, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) ou visite a página da programação.
Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Antropóloga pela PUC-SP, é aliada desde 1978 de numerosos povos indígenas brasileiros, em projetos de apoio e pesquisa. É autora de Diários da floresta, e organizadora de livros de autores orais de dez povos indígenas, entre os quais Moqueca de maridos (povos do Guaporé e Rio Branco), Vozes da origem (Suruí Paiter), Couro dos Espíritos (Ikolen), Tuparis e Tarupás (Tuparis) e outros.
Mestra em Educação pela PUC/SP e Doutoranda em Antropologia Social pela USP, é Mulher Terra da Articulação Nacional de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade - ANMIGA. Trabalha no Ministério dos Povos Indígenas - MPI, na parta da Coordenação Geral de Promoção a Políticas Culturais; foi codeputada estadual com o mandato coletivo do Mandato Ativista/ PSOL/SP.
Realizadora com foco em cultura, sociedade, saúde e ciências. Atua como produtora, diretora, roteirista e montadora no curta Chapa (2009); nos médias Louceiras (2013) e Baré, Povo do Rio (2015) e na série Amazônia, Arqueologia da Floresta (2022 e 2024). É co-diretora do longa Pessoas, Contar Para Viver (2019) e montadora de Chico Rei Entre Nós (2020), Dona Helena (2006) e Do Pó da Terra (2016). Iniciou no jornalismo como repórter do MTV no Ar e fez a formatação, direção e roteiro do programa de viagens Mochilão MTV. Antes disso, estreou como atriz na novela Ana Raio e Zé Trovão (Lina) na TV Manchete.