Cidades

Gentrificação vs. Trabalho Informal

Este ano, os filmes da temática “Cidades” fazem um recorrido pela Ásia, com a exceção de um filme norte-americano, que revisita um projeto dos anos 60 de uma cidade protótipo do futuro. Pode-se dizer que em todos os casos, nos deparamos com o choque da modernidade, onde os ideais de progresso se confrontam duramente com a realidade de um mundo historicamente complexo, culturalmente diverso e, muitas vezes, resiliente.

O filme que precede o debate, Ecos de Istambul, explora a disputa que existe nas ruas das cidades entre o poder público e os comerciantes ambulantes, um embate semelhante ao que vemos em várias das nossas cidades. Na sequência do filme, exibido às 18h20, nossos convidados debaterão os impactos da “Gentrificação vs. Trabalho Informal”.

O Debate será mediado pelo arquiteto Fernando Túlio, e irá acontecer no Reserva Cultural, dia 3 de junho, segunda-feira, às 20h10.
 
Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Fernando Túlio (Mediador)

Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo e coordenador nacional da Comissão de Política Urbana e Habitação Social do Conselho Superior do instituto. Arquiteto urbanista formado pela FAU/USP, mestre em políticas públicas pela FGV e pesquisador do Lincoln Institute of Land Policy. Desenvolveu pesquisas para o centro argentino de Implementação de Políticas Públicas para a Equidade (CIPPEC) e para o LabCidade da FAUUSP. Foi assessor especial do gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo (2013-16), durante a revisão participativa do Plano Diretor Estratégico.


Luciana Itikawa (Debatedora)

Professora formadora do Curso de Especialização em Gestão Pública da UNIFESP. Possui pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, doutorado direto em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, com período de pesquisa nas universidades: Columbia University, em Nova Iorque e UCLA, em Los Angeles. Professora de Urbanismo no Curso de Arquitetura e Urbanismo da FIAMFAAM/FMU. Membro do Conselho Diretor da Women in Informal Employment Globalizing and Organizing (WIEGO). Atua nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Geoprocessamento, Economia Informal e Gênero.


Bruno de Conti (Debatedor)

Bruno De Conti é doutor em Economia pela Unicamp e pela Université Paris 13. Atualmente, é professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon) e do Centro de Estudos Brasil-China (CEBC) da mesma universidade.


Larissa Lacerda (Debatedora)

Socióloga, doutoranda no departamento de Sociologia da FFLCH/USP e pesquisadora no LabCidade da FAU/USP. Mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, onde esteve vinculada como pesquisadora ao Observatório das Metrópoles. Entre 2013 e 2016, foi membra do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio, uma articulação política de denúncia e resistência às violações de direitos humanos cometidas em nome dos megaeventos esportivos sediados pelo Rio de Janeiro.