Homenagem: Chico Mendes

Homenagem: Chico Mendes

No marco dos 30 anos de seu assassinato, Chico Mendes (1944–1988) é nosso grande homenageado: seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro, ele se tornou expoente na defesa da Amazônia.

Depois da exibição dos filmes "Chico Mendes: Eu Quero Viver", às 17h15, e "Crianças da Amazônia", às 18h30, a Ecofalante traz convidados especiais, próximos da luta de Chico Mendes, para prestar uma grande homenagem rememorando sua luta no dia do meio ambiente, dia 5, terça, às 20h00, no Reserva Cultural.

Mauro W. Barbosa de Almeida

PhD em Antropologia Social pela Cambridge University. É Professor-colaborador (aposentado) no Departamento de Antropologia Social da UNICAMP. Participou da criação da reserva extrativista do Alto Juruá e é autor de A Enciclopedia da Floresta - O Alto Juruá: prática e conhecimentos das populações, em coautoria com Manuela Carneiro da Cunha.


Edel Moraes

Mestrado em Desenvolvimento Sustentável em povos e Territórios tradicionais pela UnB-CDS, aluna visitante na University of Nottingham Inglaterra, especialista em Educação do campo Desenvolvimento e Sustentabilidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do campo; desenvolvimento e sustentabilidade. Vice-presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativista e vice-presidente do Memorial Chico Mendes.

Maria Zulmira de Souza

Maria Zulmira de Souza (Zuzu) é uma das pioneiras em comunicação sustentável no Brasil e na América Latina. Entre os seus trabalhos em televisão se destacam: idealização e cocriação do Repórter Eco (TV Cultura), programa referência no segmento; cocriação e direção do EcoPrático (TV Cultura) e Sustentáculos (TV Brasil) e a cobertura das principais conferências temáticas da ONU (Eco-92, Rio+10 e Rio+20). Ela atua no desenvolvimento de estratégias de comunicação para projetos relacionados à sustentabilidade, plataformas colaborativas, conteúdos multimídia, facilitações, mediações e palestras. Atualmente dirige a Planetária Soluções Sustentáveis, especializada em comunicar assuntos complexos de maneira leve e inclusiva.

Maauricio Torres

Doutor em Geografia Humana pela USP, com pesquisas sobre conflitos territoriais na Amazônia e professor do Instituto de Agriculturas Familiares (Ineaf), da Universidade Federal do Pará (UFPA). É autor e editor de Amazônia Revelada: os descaminhos ao longo da BR-163, Ocekadi: hidrelétricas, conflitos socioambientais e resistência na bacia do Tapajós, com Daniela Alarcon e Brent Milikan e Dono é quem desmata": articulações entre desmatamento e grilagem no oeste paraense, com Juan Doblas e Daniela Alarcon, entre outras publicações sobre o tema.