Biodiversidade

A Sexta Extinção em Massa: A Outra Crise

Este ano, a seleção do eixo Biodiversidade se volta para o mundo animal - este mundo do qual, Fabio Scarano, autor do texto desta programação temática, nos lembra que fazemos parte. No entanto, vivemos a sexta extinção em massa. 50% da vida selvagem da Terra desapareceu nos últimos 50 anos. Entre o aquecimento global e esta grande extinção, se nada for feito, o planeta pode se tornar inabitável nos próximos 50 anos.

Este é o tema do mais recente filme de Cyril Dion, Animal, filme que vai ser exibido na abertura da Mostra, na quarta-feira, 27 de julho, às 20h30 no Reserva Cultural, e de forma online (para conferir as datas, visite a página do filme no link do título acima).

Na terça-feira, 16 de agosto, às 19h00, nossos convidados debaterão ao vivo sobre "A Sexta Extinção em Massa: A Outra Crise" em evento virtual.

Para saber mais sobre a programação, baixe o folder interativo aqui (PRESENCIAL) e aqui (ONLINE).

Já é possível ativar o lembrete da live do debate aqui (YouTube).

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:

Aliny Pires (Debatedora)

Aliny P. F. Pires é bióloga, doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e pesquisadora associada à Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável e a Rede Clima. Sua principal linha de atuação se refere às ameaças e a importância da biodiversidade para o bem-estar humano e para o funcionamento dos ecossistemas. É uma das autoras líderes do diagnóstico Nexus, em desenvolvimento pela Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

Nurit Bensusan (Debatedora)

Nurit Rachel Bensusan é doutora em Educação pela Universidade de Brasília, mestre em Ecologia também pela UNB, pós-graduada em História, Sociologia e Filosofia da Ciência pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e graduada em Engenharia Florestal (UNB) e em Biologia (UNB). É coordenadora da área de Biodiversidade no Instituto Socioambiental (ISA) e, paralelamente, trabalha com políticas públicas, divulgação científica na área de conservação da biodiversidade e pesquisa sobre temas relativos à conservação das paisagens, ao acesso aos recursos genéticos e conhecimentos tradicionais e aos impactos e dilemas das novas biotecnologias. É autora de livros como Conservação da Biodiversidade em áreas Protegidas e Meio ambiente: e eu com isso?; mais recentemente, publicou Cartas ao Morcego.

Eduardo Sombini (Mediador)

Graduado, mestre e doutorando em geografia na Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador visitante na Université du Québec à Montréal, Canadá (2012 e 2016). Atua na área de geografia humana, com ênfase em geografia econômica, geografia urbana e planejamento urbano e regional, nos seguintes temas: indústrias culturais, produção audiovisual, política urbana, grandes projetos urbanos e revalorização de áreas centrais. Repórter na Ilusttríssima (Folha de São Paulo).

Juliana Fausto (Debatedora)

Juliana Fausto é filósofa e tradutora. Autora de A cosmopolítica dos animais (n-1 edições, 2020), possui graduação em Filosofia (UFRJ), mestrado em Letras e doutorado em Filosofia (PUC-Rio). É pesquisadora de pós-doutorado PNPD/CAPES no PGFilos/ UFPR. Trabalha com estudos animais, estudos feministas e artes, com enfoque na catástrofe socioambiental conhecida como Antropoceno, tendo colaborado com uma série de artistas nos últimos anos.