Biodiversidade

Desafio Global: A Restauração da Natureza contra a Crise do Clima e a Perda da Biodiversidade

Os filmes da temática Biodiversidade nos remetem à teia da vida da qual participamos e na qual incidimos desproporcionalmente. O início da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 convida a humanidade a buscar soluções para conter o avanço da perda da biodiversidade e do aquecimento global.

O documentário norte-americano Solo Fértil nos apresenta uma possível solução: a regeneração do solo, através da agricultura regenerativa.

O longa-metragem será disponibilizado na própria página do filme (link acima), no site da Ecofalante, a partir das 15h00 de terça-feira, 17 de agosto, até as 15h00 de sexta-feira, 20 de agosto.

O acesso gratuito será liberado em dois períodos (o primeiro, anunciado acima, e num segundo momento, das 15h00 de quarta-feira, 1 de setembro até as 15h00 de sexta-feira, 3 de setembro). O botão ASSISTIR AO FILME surgirá na página do filme quando estiver disponível.

Para saber mais sobre a programação, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e baixe o folder interativo aqui.


SOBRE O DEBATE:

Na quarta-feira 18 de agosto, às 19h00, nossos convidados debatem sobre o tema “Desafio Global: A Restauração da Natureza contra a Crise do Clima e a Perda da Biodiversidade”.

 Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (canal YouTube da Mostra Ecofalante).

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Daniela Chiaretti (Mediadora)

Daniela Chiaretti é repórter especial de Ambiente do Valor Econômico desde 2005 e tem feito a cobertura das grandes conferências ambientais das Nações Unidas. Foi editora-chefe da revista "Marie Claire" e trabalhou na "Gazeta Mercantil", "Folha de S. Paulo", "Veja" e "UOL". Ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental em 2011 com reportagem feita em viagem ao Ártico, em julho de 2010. Em 2019, o governo francês lhe concedeu o título de "Chevalier" da Ordem Nacional do Mérito.

Fabio Scarano (Debatedor)

Engenheiro Florestal, Ph.D. em Ecologia e Professor Titular da UFRJ. Atuou nos painéis da ONU para o clima e biodiversidade e foi dirigente no Jardim Botânico do Rio, na Conservação Internacional e na Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável. Recebeu dois Prêmios Jabuti de Literatura na área de Ciências Naturais. Seu livro mais recente é Regenerantes de Gaia (Dantes Editora, 2019) no qual, entre outras coisas, dá vazão à sua paixão pelo cinema.

Miriam Prochnow (Debatedora)

Ambientalista, ativista climática e conselheira da Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), ONG que fundou em 1987 em Santa Catarina. Formada em pedagogia com especialização em ecologia, trabalha na área ambiental, com enfoque no acompanhamento e proposição de Políticas Públicas, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Desenvolvimento Institucional. Tem mais de 35 anos de experiência em coordenação de organizações da sociedade civil, execução de projetos de conservação e restauração da Mata Atlântica e uso sustentável dos recursos naturais, campanhas, desenvolvimento institucional e produção de materiais e publicações, tendo atuado em ONGs, redes e no Governo Federal. Também tem trabalhado no desenvolvimento e implantação de programas ambientais e sua negociação com diferentes setores, como o Observatório do Clima, o Observatório do Código Florestal e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Paula Costa (Debatedora)

Engenheira Florestal e Especialista em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ - USP e Bióloga pela UNESP, premiada em 2016 pela Sociedade Brasileira de Silvicultura. É especialista e consultora em sistemas agroflorestais e silvicultura de espécies nativas e exóticas. Atuou na coordenação da equipe de campo e no desenvolvimento de pesquisas e inovação nos sistemas de produção agroflorestais da Fazenda da Toca. Desenvolveu projetos de restauração florestal, adequação ambiental, plantio direto de sementes florestais (muvuca), horticultura e fruticultura agroflorestal. Também participou em projetos de extensão e assistência técnica com agricultores e comunidades sustentáveis em São Paulo, Mato Grosso e Amazonas. Fundou com Valter Ziantoni a iniciativa Pretaterra.

Valter Ziantoni (Debatedor)

Engenheiro Florestal pela UFPR, especialista em Gerenciamento pela FGV e MSc. em Agrofloresta pela Bangor University. Tem ampla experiência em economia rural e modelos de desenvolvimento sustentável, com experiência internacional (UNDP e FAO) em cargos de gestão e liderança. Desenvolveu diversos trabalhos voluntários, principalmente na África e Ásia. Coordenou projetos de pesquisa na seção de Pesquisa e Desenvolvimento da Fazenda da Toca, ajudando a consolidar um pólo de excelência em inovação em processos produtivos e projetos agroflorestais de larga escala. Fundou com Paula Costa a iniciativa Pretaterra.