Ativismo

O Poder da Narrativa Não-Hegemônica

Ativismo é um tema que perpassa uma boa parte dos filmes selecionados para a Mostra desde sua primeira edição. Este ano, selecionamos 5 filmes que trazem retratos de mulheres engajadas em diferentes frentes: a luta climática, a luta pelo território, pela vida, pela democracia.

É em todas essas frentes que o grupo de mulheres indianas de Escrevendo com Fogo estão lutando, uma reportagem por vez. O filme será exibido antes do debate “O Poder da Narrativa Não-Hegemônica“, às 18h30. Depois da sessão, nossos convidados vão falar sobre a emergência desse novo tipo de jornalismo independente e combativo.

O Debate irá acontecer no Reserva Cultural, no dia 2 de agosto, terça-feira, às 20h00.

Para saber mais sobre a programação, baixe o folder interativo aqui (PRESENCIAL) e aqui (ONLINE).

Para a discussão, além do público presente, contaremos com as seguintes convidadas:

Jéssica Moreira (Debatedora)

Jéssica Moreira é jornalista e escritora. Formada pela Fapcom, é cofundadora do Nós, mulheres da periferia, repórter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias desde 2010. Coautora do Blog Morte Sem Tabu (Folha.com) e também já foi jornalista do Grupo Brasil de Fato, da Associação Cidade Escola Aprendiz e Instituto Alana. No Nós é diretora institucional.

Marina Rossi (Debatedora)

Marina Rossi é formada em Jornalismo, pós-graduada em Direitos Humanos e Cidadania Global, e repórter na Repórter Brasil. Trabalhou na redação do El País Brasil, do qual participou da fundação e onde atuou ao longo de oito anos como repórter nas áreas de política, sociedade, meio ambiente e direitos humanos. Recebeu o prêmio da Sociedad Interamericana de Prensa (SIP) – Derechos Humanos Y Servicio a la Comunidad com a série especial sobre o Relatório da Comissão da Verdade. Também fez parte do júri do Prêmio García Márquez em 2019 e foi indicada ao Prêmio Mulher Imprensa no mesmo ano. É uma das protagonistas do filme Amigo secreto, da diretora Maria Augusta Ramos, sobre a cobertura jornalística da Operação Lava Jato.

Semayat Oliveira (Mediadora)

Semayat Oliveira é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Cultura, Educação e Relações étnico-raciais pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Co-Fundadora do coletivo jornalístico Nós, Mulheres da Periferia, ativo desde 2014. Como documentarista, foi co-diretora do curta Nós, Carolinas (2017), pesquisadora e roteirista do média Quem te penteia (2018) e diretora do média Na Disciplina: samba e cidadania (2019). Na literatura, foi uma das escritoras do livro Heroínas Desta História: Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura, publicada pelo Instituto Vladimir Herzog e a Editora Autêntica.

Elaine Silva (Debatedora)

Elaine Silva é formada em Administração de Empresas pela Unip – Universidade Paulista e gestão financeira pela Universidade Morumbi. É responsável pela análise, controle contábil e plano estratégico de negócios do Nós, mulheres da periferia e da Agência de Jornalismo Alma Preta. No Nós é diretora administrativa.