Ativismo

Qual o Custo da Desigualdade no Acesso à Saúde?

Ativismo é um tema que perpassa uma boa parte dos filmes selecionados para a Mostra desde sua primeira edição. Nesta edição, selecionamos 4 filmes que procuram mostrar até onde os cidadãos conseguem fazer valer os seus direitos.

O documentário canadense Dope Is Death: A Outra Luta dos Panteras Negras  conta a história surpreendente da gênese do programa bem-sucedido de desintoxicação, criado por um dos fundadores do Panteras Negras nos anos 1970, atendendo a uma demanda da população pobre e desatendida de Nova Iorque.

O longa-metragem será disponibilizado na própria página do filme (link acima), no site da Ecofalante, a partir das 15h00 de terça-feira, 24 de agosto, até as 15h00 de sexta-feira, 27 de agosto.

O acesso gratuito será liberado em dois períodos (o primeiro, anunciado acima, e num segundo momento, das 15h00 de sábado, 4 de setembro até as 15h00 de segunda-feira, 6 de setembro). O botão ASSISTIR AO FILME surgirá na página do filme quando estiver disponível.

Para saber mais sobre a programação, siga as redes sociais da Mostra Ecofalante (Facebook e Instagram) e baixe o folder interativo aqui.


SOBRE O DEBATE:

Na quarta-feira 25 de agosto, às 19h00, nossos convidados debatem sobre o tema “Qual o Custo da Desigualdade no Acesso à Saúde?”.

 Já é possível ativar o lembrete do debate aqui (canal YouTube da Mostra Ecofalante).

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:

Semayat Oliveira (Mediadora)

Semayat Oliveira é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Cultura, Educação e Relações étnico-raciais pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Co-Fundadora do coletivo jornalístico Nós, Mulheres da Periferia, ativo desde 2014. Como documentarista, foi co-diretora do curta Nós, Carolinas (2017), pesquisadora e roteirista do média Quem te penteia (2018) e diretora do média Na Disciplina: samba e cidadania (2019). Na literatura, foi uma das escritoras do livro Heroínas Desta História: Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura, publicada pelo Instituto Vladimir Herzog e a Editora Autêntica.

Thiago Amparo (Debatedor)

Thiago de Souza Amparo é professor da FGV Direito SP e da FGV RI, ministrando cursos sobre direitos humanos, direito internacional, políticas públicas, diversidade e discriminação. É advogado, com bacharelado pela PUC-SP, possui mestrado em direitos humanos (LLM) pela Central European University (Budapeste, Hungria) e doutorado pela mesma universidade. Foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (Nova Iorque - Estados Unidos). Especialista em direito constitucional, políticas públicas e empresariais de diversidade e antidiscriminação. É colunista semanal no Jornal Folha de S. Paulo e participa da Aliança Jurídica pela Equidade Racial. Foi secretário-adjunto de direitos humanos e cidadania na Prefeitura de São Paulo, entre janeiro e maio de 2017.

Clélia Prestes (Debatedora)

Psicóloga do Instituto AMMA Psique e Negritude. É Mestre e Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Psicóloga e Especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi pesquisadora visitante (2017) no Departamento de Estudos Africanos e Afro-Diaspóricos (University of Texas at Austin). Foi Consultora pela ONU Mulheres. Integra a Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (ANPSINEP). Coordenou a Área de Psicologia da ABPN (Ass. Bras. Pesquisadorxs Negrxs).

Michely Ribeiro (Debatedora)

Michely Ribeiro, é ativista do movimento de mulheres negras, psicóloga e gestora de projetos. Sua experiência aglutina mais de 15 anos na atuação em controle social de política públicas e gerenciamento de projetos, principalmente direcionados a mulheres, povos e comunidades tradicionais, populações negras e juventudes. Faz parte do Coletivo Feminista de Autocuidado e Cuidado entre Defensoras de Direitos Humanos, foi coordenadora na Ação de Mulheres pela Equidade – AME, é conselheira consultiva da Rede Mulheres Negras -PR e membro da Articulação de organizações de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB.