Semana do Meio Ambiente

Amazônia: Infraestrutura Para Quem?

A Amazônia é palco de atividades econômicas desde o Brasil Colônia, mas foi só na ditadura militar que os projetos de desenvolvimento em grande escala surgiram, trazendo consigo uma ocupação desordenada e um forte desmatamento. Hoje, fala-se muito na necessidade de infraestrutura na região para alavancar a economia e apoiar um projeto de desenvolvimento sustentável. Como resolver o gargalo sem causar mais destruição? Não será necessário uma nova compreensão do território para alcançar esse objetivo?

Não perca os últimos dias da programação da Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia, que apresenta uma seleção de filmes que abordam diferentes temas.

Clique aqui para baixar o folder interativo.

SOBRE O DEBATE:

Na segunda-feira, 7 de junho, às 19h00 (horário de Brasília), nossos convidados falam sobre “Amazônia: Infraestrutura Para Quem?”.

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:
Sérgio Leitão (Mediador)

Advogado e empreendedor socioambiental. É fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas. Foi diretor de Políticas Públicas e diretor de Campanhas do Greenpeace no Brasil, fundador e diretor executivo do Instituto Socioambiental (ISA), assessor para temas sociais e ambientais do Ministro da Justiça, José Gregori, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Ana Cristina Barros (Convidada)

Ana Cristina Barros tem mais de 30 anos de carreira no campo socioambiental, atuando nas políticas públicas e privadas sobre conservação e uso sustentável dos recursos naturais, mudanças climáticas, produção e desenvolvimento sustentável. Atualmente, é consultora para o Climate Policy Initiative (CPI) no tema de infraestrutura sustentável, para SITAWI Finanças do Bem, no Programa de Desenvolvimento Territorial e da Amazônia, e Fundação Amazônia Sustentável (FAS), no tema de áreas protegidas.

Simão Jatene (Convidado)

Simão Jatene é economista, professor universitário e político. Foi governador do Pará por três mandatos – o mais recente, de 2015 a 2018. Um dos fundadores do PSDB, foi também Secretário de Estado de Planejamento e Secretário Geral do Ministério da Reforma Agrária. É idealizador e responsável pela institucionalização do Macro Zoneamento Econômico-Ecológico do Pará, e da criação de 9 Grandes Unidades de Conservação Ambiental no estado.

Marcelo Salazar (Convidado)

Marcelo Salazar é engenheiro de produção pela UFSCar. É coordenador Executivo da organização Saúde em Harmonia, atuando na implantação de modelo de saúde planetária na região da Terra do Meio, na bacia do Rio Xingu. É sócio do ISA (Instituto Socioambiental) onde trabalhou por quase 15 anos em diversas frentes: economia da floresta, proteção territorial, fortalecimento de associações locais, saúde e educação. Participou de inúmeras ações contra a implantação de Belo Monte e acompanhou de perto os conflitos resultantes da construção da hidrelétrica.