2. Sessão Especial: Pré-estreia

A Bolsa ou a Vida: Qual Futuro Queremos Construir?

Durante a pandemia, o cineasta Silvio Tendler entrevistou diversas personalidades, de dentro e fora do Brasil, e os convidou a refletir sobre o momento que o mundo – e mais particularmente o Brasil – está atravessando. A Bolsa ou a Vida  faz as seguintes perguntas:

"No futuro pós pandemia do novo coronavírus, a centralidade será o cassino financeiro e acumulação de riqueza por uma elite ou uma vida de qualidade para todos, com menos desigualdade? O Estado mínimo se mostrou capaz de atender ao coletivo? Como garantir a vida sem direitos sociais e trabalhistas? Em qual modelo de sociedade queremos viver?"

Para assistir ao filme A Bolsa ou a Vida,  visite a página do filme (clique aqui); o longa ficará disponível a partir das 15h00 de sexta-feira, 13 de agosto, até as 15h00 de domingo, 22 de agosto. O botão ASSISTIR AO FILME surgirá na página enquanto o filme estiver disponível.

Para assistir ao bate-papo, clique aqui ou no vídeo acima – já é possível ativar o lembrete.

Para a discussão, contaremos com os seguintes convidados:

Ailton Krenak (Debatedor)

Líder indígena e ativista ambiental há mais de 30 anos, Ailton comoveu milhões de brasileiros e brasileiras com seu discurso na Constituinte, em 1987, quando pintou o rosto de preto com pasta de jenipapo enquanto discursava em prol dos direitos indígenas. Nasceu no território dos krenaks, na região do Médio Rio Doce, em Minas Gerais, participou da fundação de várias organizações, como União das Nações Indígenas e Aliança dos Povos da Floresta e da União das Nações Indígenas, além da criação da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço.

Almir Narayamoga Suruí (Debatedor)

Nasceu cinco anos depois do primeiro contato do povo Paiter Suruí com não-indígenas, que haviam chegado a Rondônia durante as migrações da década de 1970. Atuou na Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, promovendo a defesa do meio ambiente e da cultura indígena. É hoje reconhecido internacionalmente por ter tido a coragem de denunciar à Organização dos Estados Americanos (OEA), a exploração ilegal de madeira nas terras indígenas, por defender os direitos e a integridade dos Índios Isolados e por lutar contra as hidrelétricas do rio Madeira que vão afetar Terras Indígenas.

Eduarda Alberto (Debatedora)

Militante periférica, estudante de arquitetura na UFRJ, pesquisadora em tecnologia da construção e trabalhadora polivalente. Durante o trabalho precarizado na pandemia, procurou entregadores/as para construir a cooperativa Despatronados. Se uniu à luta política em 2013, quando conheceu a resistência da Aldeia Maracanã e outras ocupações urbanas.

Flávia Vinhaes (Debatedora)

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ - 2009) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ - 2001), com experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho e Proteção Social. Atualmente atua como Economista do IBGE na Coordenação de Emprego e Renda, já tendo trabalhado por três anos na Coordenação de Índice de Preços. É a atual Presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro. Anteriormente trabalhou como Economista Plena da Petrobras Transportes S.A. (2006 a 2010), na Diretoria de Gás Natural. Ministra as disciplinas de Macroeconomia e Microeconomia, regularmente na Universidade Candido Mendes–Ipanema.

Ladislau Dowbor (Debatedor)

Ladislau Dowbor é economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”. Autor e co-autor de cerca de 40 livros, toda sua produção intelectual está disponível online na página dowbor.org.

Maurício "Soca" Fagundes (Debatedor)

Morador da Rocinha há mais de meio século e agitador do movimento cultural. Criou a Casa de Cultura da Rocinha, trabalha para valorizar a arte periférica (funk e hip hop) e tem o "artivismo" no sangue e na alma. Durante a pandemia exibiu seu projeto para mais de 120 mil espectadores sem aglomeração e ao vivo. Feito inédito! A maior projeção cinematográfica da América uma das maiores do mundo, além deter o título de Embaixador Cultural da Rocinha.

Silvio Tendler (Debatedor e Cineasta)

Em 50 anos de carreira, Silvio Tendler lançou mais de 80 longas, médias e curtas-metragens com forte viés histórico, social e político. Acumula as três maiores bilheterias do cinema documentário brasileiro e foi premiado em importantes festivais nacionais e internacionais.

Ricardo Lessa (Mediador)

Ricardo Lessa, jornalista, 65 anos, foi âncora do Roda Viva nas eleições de 2018. Atualmente escreve para o jornal Valor regularmente, eventualmente para o site da Piauí. Começou no jornalismo no Jornal do Brasil com 19 anos, passou pela Gazeta Mercantil, Istoé, Estadão, Correio Braziliense, Globonews. Tem 4 livros publicados. Prêmios Petrobras, Embratel, Icatu de jornalismo entre outros.