11 de junho de 2018

Última chance: África e Ásia na Mostra Ecofalante!

Confira uma seleção especial para os 3 últimos dias do festival!

 

Congo em Guerra, de Daniel McCabe

 

Com mais de 120 filmes para entender o mundo, a 7ª Mostra Ecofalante está chegando ao fim. Separamos aqui uma seleção especial para você curtir os últimos dias do festival: são 12 filmes sobre a África e a Ásia exibidos nesta segunda, terça e quarta.

A seleção inclui filmes do Panorama Internacional Contemporâneo e do Panorama Histórico: Retrospectiva Werner Herzog!!

Com o olhar voltado para realidades locais, as obras revelam questões prementes a serem enfrentadas por toda a humanidade: mudanças climáticas, guerra por minério, roubo de terras, trabalho escravo e a própria natureza humana.

 

ÁFRICA

Safari, de Ulrich Seidl

Obrigado, Chuva

SEG 11/06 – 18:30 – Reserva Cultural

Kisilu, um pequeno agricultor queniano, usa sua câmera para registrar os impactos das mudanças climáticas na vida de sua comunidade e forma um movimento para lutar contra os impactos dos novos fenômenos climáticos.

Congo em Guerra

TER 12/06 – 17:30 – CCSP

Um olhar imersivo e sem intermédios sobre a atual guerra mais longa do mundo e sobre aqueles que sobrevivem a ela. O filme acompanha um informante, um comandante, uma comerciante de minérios e um alfaiate expulso de sua terra e nos oferece uma perspectiva verdadeiramente congolesa do conflito.

Safari

TER 12/06 – 22:00 – Reserva Cultural

Há uma nova atividade de férias que se populariza entre os europeus mais abastados: a caça de animais de grande porte, como leões, elefantes e girafas, em safáris no continente africano. Um retrato brilhante e perturbador da natureza humana.

Burros Mortos Não Temem Hienas 

QUA 13/06 – 17:00 – Reserva Cultural

Como é possível que um país que exporta alimentos dependa de ajuda humanitária para combater a fome? A Etiópia é alvo da nova corrida global por terras aráveis, pelo ‘ouro verde’, e o que é anunciado como prosperidade acaba se traduzindo em despejos em massa, repressão brutal e um círculo vicioso de violência.

O Caso do Chocolate

QUA 13/06 – 22:00 – Reserva Cultural

A maioria dos produtores de chocolate se beneficia de alguma forma do trabalho escravo infantil utilizado na colheita do cacau. Três jornalistas embarcam em uma batalha para provar que é possível produzir o doce de maneira ética e sem trabalho escravo.

 

ÁFRICA PELOS OLHOS DE WERNER HERZOG

Cobra Verde, de Werner Herzog

Woodabe, Os Pastores do Sol 

SEG 11/06 – 17:00 – Espaço Itaú – Augusta

Documentário sobre o tradicional povo Wodaabe, nômades do Saara que vivem da criação de gado e de pequenas trocas comerciais. Uma especial atenção é dada por Herzog ao ritual da corte, por meio do qual as mulheres escolhem seus futuros companheiros.

Fata Morgana

SEG 11/06 – 21:00 – Espaço Itaú – Augusta

Fata Morgana é o nome dado a um efeito ótico, uma espécie de miragem que se produz graças a uma inversão térmica. O documentário está dividido em três partes, expressando uma espécie de crítica do cineasta à civilização: criação, paraíso e idade do ouro.

Cobra Verde

QUA 13/06 – 19:00 – Espaço Itaú – Augusta

O filme conta a história do terrível bandido brasileiro Francisco Manoel da Silva, conhecido como Cobra Verde, que recebe uma missão tida como suicida: assumir um antigo entreposto de escravos na África.

 

ÁSIA

Os Hedonistas, de Jia Zhangke

Terra do Silêncio

SEG 11/06 – 17:00 – Reserva Cultural

Acompanhamos a luta pelo direito à terra travada por uma jovem cambojana e sua comunidade, enfrentando despejos, poluição e os diversos interesses do agronegócio.

Novas Palavras

TER 12/06 – 15:00 – Reserva Cultural

Durante o rápido processo de industrialização da Coréia do Sul, entre as décadas de 1970 e 1980, novas palavras surgiram entre os operários para dar nome aos elementos radicalmente novos de suas vidas urbanas.

A Primavera Cambojana

TER 12/06 – 20:00 – Reserva Cultural

Progresso no Camboja: enquanto as paisagens se desintegram e trágicos eventos decorrem do caótico e violento processo de desenvolvimento que modela o país, uma onda de protestos pela terra leva à “Primavera Cambojana”.

Primavera Cambojana, de Christopher Kelly                                                                                                 © Nicolas Axelrod 2012

Os Hedonistas

QUA 13/06 – 20:00 – Reserva Cultural

Do aclamado diretor Jia Zhangke, o filme retrata três amigos desempregados pelo fechamento de uma mina de carvão que encontram um novo emprego em um parque de diversões. Um olhar ácido sobre a China atual e a insegurança econômica global.

 

A proposta da Mostra Ecofalante é exibir filmes de raro acesso ao público brasileiro, não percam essa oportunidade!